Pré-leitura: Mtv - Bota essa P#@% pra funcionar, Zico Goes


O Estado de São Paulo trás uma análise da obra de Zico Goes, uma espécie de biografia do canal de TV aberta que o mesmo conduziu como diretor por anos, a Mtv Brasil, recentemente "privativada/fechada", nas mãos da Viacom, dona da marca e nova mantenedora do canal no país.

Evidentemente ainda não li a obra, mas posso dizer uma coisa, a mera leitura das histórias do canal, como o primeiro e traumático VMB, com a célebre profanação de Caetano Veloso sobre o amadorismo do canal "Bota essa porra pra funcionar", me trouxe infinitas lembranças.

Me lembro que em algum lugar em 92, eu reencontrei um amigo meu no primário/ginásio. Éramos amigos dois anos antes, nos anos 90, os dois nerds, antes que a palavra tivesse bons significados. No ano de 91 fomos para turmas e horários diferentes para nos reencontrarmos em 92.

Foi um período raro, pois por alguns dias, talvez semanas, eu andei no grupo dos populares, lugar que esse meu amigo havia encontrado abrigo por quaisquer razões que fossem. E no reencontro pude andar com ele e com os tais populares por uns dias. Foi um período interessante por que foi justamente minha descoberta da existência da EMETEVÊ Brasil.


Foi justamente meu pronunciamento tão anterior ao do mesmo Caetano Veloso "Agradeço a EMETEVÊ Brasil", que me expulsou do grupo dos populares. Quando falei isso da primeira vez, todos riram, e eu achei que era comigo, mas era de mim mesmo, todos se deram conta que eu era um caipira e minha história com eles seguiu outros rumos. Não sinto falta deles, verdade seja dita, cabular aulas e paqueras ainda não estava nas minhas prioridades, eu gostava de ir às aulas e de ir bem nas aulas. Como gostava...

Mas minha história com a EMN (M-mudo) Ti-Ví começou aí para só acabar com o fechamento do canal aberto. Acompanhei todas as sagas, brigávamos às vezes, com a moda do pagado/axé/samba no canal, com a moda demasiada adolescente do Restart, mas sempre havia algum programa que eu assistisse, fosse o Gastão, quem me apresentou ao Mano Chao com "Me gusta Tu", no programa Hermanos, fossem as partidas do Rock n'Gol, Cazé, Penélope ou Fernanda Linda.

O top 10 e top 20 regeram musicalmente um dos meus namoricos de pós adolescente (entendam, eu envelheço mentalmente muito lentamente... uma forma de autismo voluntária), e até recentemente, no ano passado, era minha conexão com a linguagem e as músicas jovens, compreender os mêmes, assistir o Bento Ribeiro e Daniela Ciccarelli no Furo Mtv, ao PC Siqueira e o programa brilhante que ele mantinha, um Seinfeld -  O melhor sobre o Nada, com base na internet.

Nunca gostei dos programas de auditório, mas foi com Marcos Mion, a quem tão pouco gostava, que passei a gostar de programas de improviso de humor, e foi onde, nos 15 minutos, eu e o mundo conhecemos Marcelo Adnet.

A verdade é que a Mtv teve a ojeriza dos cantores mais nacionalistas, mas era ela, a EMETEVÊ, o canal mais brasileiro, mais improvisado, mais criativo que a TV nacional teve. Foi sua transição de aberta para fechada que fez o público órfão de TV à cabo buscar outros canais e forçou a Globo a rever, finalmente, depois de 30 anos, suas vinhetas de Sessão da Tarde, Vale a Pena Ver de Novo, Esporte Espetacular e tantas outras. O público queria algo com ar de novo para fixar raízes, no horário que ou assistiam à Mari Moon e Titi Mueller, ou os mais velhos viam à Soninha no Radiola e depois no Barraco Mtv.
Saudades eternas dos clipes maravilhosos, criativos que o canal me apresentou. Tonight do Smash Pumpkins, Roller Coaster do Red Hot Chilli Pepers, Do the evolution do Pear Jam. Saudades dos programas e apresentadores que marcaram minha vida, alguns pela relação com a música e com o público, como o Cazé, Gastão, "Reverendo" Massari... E claro as VJs, o que não eram aquelas garotas na vida de um adolescente... Fernanda Linda, Daniela Ciccarelli, Sabrina Parlatori, Marina Person, Cuca e tantas e tantas VJs, lindas, mas também talentosas à suas maneiras, não de uma forma formatada, de uma forma pessoal, cada uma carregando suas manias e loucuras para o ar...


Como já disse, nunca mais soube daquele meu amigo, mas da Mtv, quantas saudades eu sinto...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RPG - Classe/Raça: Kobold

Geração Xerox

Overthinking Back to the future