Crônica: Small Talks (papo furado)


(Jack Bauer - 24 horas)
Eu sou um cara de ''Small talk". Small talk é como é chamado nos Estados Unidos a conversa rápida e ligeira, no bom português, papo furado, que você mantém no elevador, com seu colega de assento no ônibus ou avião e principalmente, quando eu fumava, ao redor de um cinzeiro.

O cigarro foi em seu tempo, a primeira rede social do mundo. Você conhecia pessoas, trocava cartões e se formava em meteorologia ''honoris causa''. Enquanto o mundo dos saudáveis não fumantes viviam para sempre e à sós, uma pessoa fumante agarrava um cigarro e fazia 10 amigos em segundos.

O assunto de small talk é importante hoje lá fora, o filme Clube da Luta critica a superficialidade dos dias de hoje. Há palestras e softwares web sobre coisas como ''venda no elevador", até ao clássico,A arte de fazer amigos e influenciar pessoas. Mas há de se dizer, small talk requer algo de habilidade, uma mescla de tato social e bom senso.

A volta das minhas férias por exemplo, ao voltar para casa após 20 dias na Argentina, o porteiro novo me recepciona. Ele é um rapaz jovem, destes musculosos, rato de academia. E ele me fala: "Mas rapaz, outro dia foi seu pai que veio aqui, foi não?", "Foi sim, ele veio pegar as plantas e aguar as contas, ou algo parecido''.

Ele então se entusiasma pela minha pretensa piada e continua:
- Mas você é a cara dele, sabia?
- Sim...
- Quando ele chegou, abri a porta pensando que fosse você...
- Pois é, pois é... - eu falo tentando chegar em casa, mas ele insiste.
- Tá novo ele, né?
- É.
- E me conta uma coisa - ele fala em tom de confidencia - Como que sua mãe faz com um homem daquele em casa?
- Como? eu perguntei surpreso
- É, um homem bonitão daquele, sua mãe deve sofrer, heim?

Magicamente meu elevador chega e eu me mando, murmurando uma risada sem graça, pela porta do elevador. Ele, definitivamente, não sabe manter uma small talk...

Comentários

odetecampos disse…
Pois é, acho q estava dando uma contada em seu pai,heim?

Postagens mais visitadas deste blog

RPG - Classe/Raça: Kobold

Geração Xerox

Overthinking Back to the future