Beggars to the future - ou - classe média sofre...



Sei que não devemos revelar nossas caridades, a biblia, a boa educaçã e a humildade apregoam isso. ''Que sua mão direita não saiba o que a esquerda fez", mas neste caso vou abrir uma exceção. Também nem foi "ó que caridade que ele fez, noooossa...'', foi puro reflexo e susto.

Foi assim: fui para a bilheteria do metrô, saco dos trê reais e pago uma passagem. Pego minha passagem e meus dez centavos de troco, me viro e dou de cara com um mendigo mal vestido. Eu sei que mendigos não se vestem bem, por isso tentem entender a que refiro quando digo que era um mendigo mal vestido! Sério!

Ele  me estende a mão em cuia com um nota de dois reais presa pelo polegar e me olha. Eu, sem saber o que fazer peguei os dez centavos que estavam em minhas mãos e lhe dei. E aí aconteceu aqueles momentos que se passam em câmera lente, meio mágicos, dele olhar para mim... E aquela cara de ódio que ele deu... Eu não sabia o que fazer, vi que ele abria a boca, e não deveria ser para agradecer! Eu então fugi! Voe para catraca a dentro...

Mas depois fiquei com raiva. Por que eu sou obrigado a ajudar? Não é o batante eu me matar de trabalhar para pagar minhas coisas, ainda tenho que pagar as contas alheias? E se já ajudo alguma ação social? Tá, não ajudo, mas poderia dar o endereço deles para o cara? "Vai lá, tem 1280 reais que dei para eles. Fala que agora são seus!".

Só quando cheguei em casa que pensei em outras possibilidades: será que EU estava mal vestido a tal ponto que o mendigo quis me dar seus 2 reais? Será que o mendigo era um ''eu'' do futuro, que após fugir e lutar contra os TimeCops por dias, finalmente me achou e queria me dar um aviso sobre o futuro? Seria sobre o Yahoo! ?

Comentários

Editora Delearte disse…
Será que...era simplesmente um cara que achou que VC devia ter a obrigação de dar os direitos que o Estado deveria garantir para ele como moradia, saúde e educação? :-) Não se sinta mal...um faz o que pode neste mundinho que nos toca enfrentar dia a dia.
odetecampos disse…
Provavelmente ele estava com o uniforme de trabalho, ...

Postagens mais visitadas deste blog

RPG - Classe/Raça: Kobold

Overthinking Back to the future

Geração Xerox