Crônica sobre subornos


A Argentina esta vivendo um caos pré revolucionário. Há leis de censura, TVs invadidas por militares, jornais lutando na justiça para permanecerem abertos e aumentos estapafúrdios nos serviços publicos! A retirada dos tais ''subisídios estaduais" fez o metrô subir de $1,10 para $2,50 e promete os mesmos 125% de aumento para luz, gás e ônibus. Não quero nem pensar na inflação deste ano por lá. As pessoas trabalhadoras estão sendo roubadas em todas as instâncias pelo governo para o mesmo sustentar seu curral eleitoral bolsas famílias. Todos. Todos mesmo. Este ano o roubo a brasileiros já é recorde na "Calle Florida", principal rua turística de Buenos Aires.

Falo com a propriedade de brasileiro casado com uma argentina e que entrou na argentina este ano, pela primeira vez, como residente argentino. Foi justamente esta residência que tanto trabalho nos deu.

Fomos à delegacia obter o comprovante de residência, um atestado policial que diz que tenho endereço na argentina. Para garantir que o endereço existe um policial costuma fazer a entrega à domicílio, ou o atestado vai pelo correio no endereço declarado. Claro que ninguém falou que eu precisava disto para terminar os trâmites da minha residência, até um dia antes da consulta no ministério das migrações. E lá fomos nós para a delegacia.

Uma gorda que parecia àquilo que seria o Jô Soares se ele fosse mulher, só que com mais barba nos recepciona. Isto é, após 10 minutos de espera em frente à uma janela vazia escrita ''Recepção", ela sai do nada e vai para um guinche de plástico no canto escuro da delegacia. E começa a atender o útimo da fila. Eu era o primeiro.

Por fim chega a nossa vez. Eram 10 pesos e levaria 48 horas para chegar pelo correio. Não podia ser assim. Eu já tinha turno agendado no ministério das migrações para o dia seguinte. Ela me olha e diz: ''Neste caso, vocês pagam a taxa de urgência e já levam o comprovante de residência!". "Ótimo'', eu disse impávido.

Pagamos a tal taxa e saimos felizes. Minha esposa olha os recibos e não acha nada sobre taxa de urgência! "Valor a ser pago, 10 pesos, valor recebido, 10 pesos, carimbo dizendo 10 pesos, ela então diz: "Acho que nós pagamos um suborno, você não?", e eu: ''você acha?! Eu soube na mesma hora!". E ao mesmo tempo que fiz meu batismo de fogo como residente argentino, é assim que em todas as instâncias os argentinos estão sendo roubados. Em todas mesmo...

Comentários

odetecampos disse…
Nossa de novo dá para desanimar, só ver por aqui quantos ministros já caíram por corrupção,; se procurar não fica ninguém !
Editora Delearte disse…
Os argentinos sendo roubados? VOCÊ ACHA? (voz Emanuel Campos) hahaha

Postagens mais visitadas deste blog

RPG - Classe/Raça: Kobold

Geração Xerox

Overthinking Back to the future