João Bobo

Fazer aniversário nos faz recordar de nossa infância. Como aquele desespero por ser grande, por ser adulto, se converte nesta nostalgia de ser criança? Não posso reclamar do meu aniversário, foi lindo, e minha família foi presente como há tempos não conseguíamos nos reunir. Mas que houveram fatores que me fizeram lembrar da infância como nunca, houveram...

Quando criança, eu tinha vinil, uma espécie de CD gigante, que era tocado por uma agulha, num tocador de discos. Meu Vinil infantil, de um grupo gaúcho, incluía uma música chamada João Bobo, e era mais ou menos assim: "a gente punha na mão, um pedido e um tostão, mas João Bobo não trazia, era mesmo atrapalhado, era um menino gozado".

Ontem, casualmente, acordei com duas mãos esquerdas. Tomando banho, quebrei o espelho de me barbear no chuveiro. Minha esposa, editando nosso PodCastellano, não me escutava pedindo por socorro e por um rodinho no banheiro, e la vou eu, todo ensaboado e pingando, buscar um na lavanderia. Passada a crise, começamos a nos arrumar para sair, e piso num copo no quarto e quase quebro. Empurro-o para debaixo da cama, pois eu tinha pressa. Pegar o livro para trocar na Saraiva, e já estava atrasado.

Pego o livro, coloco-o na mochila, vou chamar o elevador, volto, pego a mochila com força e o que está ao seu lado? O bendito do copo que minha esposa recolheu e colocou na mesa. Mais vidro pela casa. Desisto, recolho depois o copo, temos que sair, está tarde. O que acontece no metrô? Quebra. "Este metrô só prestará serviços até a estação São Bento, por favor, aguardem o próximo trem".

Metrô lotado, como se fosse sexta feira às cinco da tarde. Criança chorando. Mas sabe o que? Não me importei. E valeu a pena. Tive uma tarde super gostosa com meus pais, irmãos, cunhadas e sobrinhas. Foi delicioso o dia, e além dos presentes físicos, ganhei uma sabedoria nova, que minha mãe me deu (terceirizou da pastora, na verdade):

Dinheiro não traz felicidade, mas a felicidade traz dinheiro. Pessoas felizes sempre são mais ricas, pois têm mais pessoas ao seu redor, têm mais amigos, são melhores aceitos na sociedade e se dão melhor.

Obrigado, mãe, pai, minha esposa  amada e família. Foi um aniversário sensacional, deste João Bobo.

Comentários

Fábio Abade! disse…
Muito show o ensinamento (mesmo terceirizado) da sua mãe!! :-)

Anônimo disse…
Olá Emanuel, estou às vésperas de completar 34 anos e lembro que o meu irmão tinha um vinil rosa, com o titulo "Carroussel" com uns passarinhos na capa e que tinha essa música que você citou. Mesmo com uns 15 anos ainda eu vivia escutando-a! "Era um menino engraçado, era um menino atrasado, a gente punha na mão um pedido e um tostão, mas João Bobo não trazia era mesmo atrapalhado. Era mesmo um menino engraçado, era um menino gozado. (...) O João Bobo dessa estória nunca fez papel bonito (...) e matou logo um cabrito. Oh! João Bobo mais cuidado. Oh! João Bobo tenha juízo, você faz tudo trocado, você dá muito prejuízo. (...) Depois foi comprar agulha, pôs a agulha no palheiro, pôs a banha no chapéu, lambuzou seu corpo inteiro. (...) Era mesmo um menino engraçado, era um menino gozado!"
Um Grande Abraço,
Felipe.
Anônimo disse…
Lembro-me até hoje de um vinil, emprestado de minha tia, que continha algumas histórias e essa música... "O João Bobo dessa história nunca fez papel bonito, foi na aldeia comprar foice e matou logo um cabrito". Muito bom relembrar.

Postagens mais visitadas deste blog

RPG - Classe/Raça: Kobold

Geração Xerox

Overthinking Back to the future