Resenha: Anime RPG

Anime RPG, um jogo ambienta nos quadrinhos japoneses, totalmente   distribuído em bancas, buscando alcançar todo tipo de leitor, seja ele um leitor de RPG que tem pouco acesso à livrarias especializadas, seja        leitor de mangá, gênero que cresceu em progressão geométrica nos últimos anos e, claro, atestar que o jogo é bom.
 
O Anime RPG inova, mesmo dentro do novo mercado de RPG, duas    vezes: a primeira é por ser o primeiro livro neste meio escrito por uma  mulher, Luciana Bacci, junto com Marcelo Del Debbio e, por segundo, ao trazer um livro todo diagramado nos moldes dos quadrinhos               japoneses. Cada página possui uma ilustração de um anime ou mangá   diferente e esta ilustração foi mantida no mesmo enquadramento da        revista em quadrinhos de onde veio, de forma que o livro todo lembra   uma grande história em quadrinhos.

Some isto à um maravilhoso conto de abertura, belas ilustrações e um ótimo sistema de regras, simples, intuitivo e lógico e temos um dos melhores lançamentos de RPG no ano, feito por uma editora nacional que pode alcançar todo tipo de público, dos jovens leitores de mangas aos mais aficionados pelos RPG importados.
 
O livro inicia com um cenário genérico, uma Terra futurista, perfeito para quem não quer se prender à  uma história dos mangas ou não conhece uma história à fundo o suficiente. Traz ainda no primeiro       capítulo um resumo de termos do jogo e um pouco da cultura oriental, como por exemplo, numa cultura onde o signo é dado pelo ano em que se nasceu, saber o signo não é suficiente para julgar uma conduta pessoal, no Japão o comum é dizer que o tipo sanguíneo é que diz que tipo de pessoa você é. A tradição surgiu com ares científicos na segunda guerra, mas caiu o popular com muita aceitação. Só para exemplificar, os portadores do sangue tipo “A” são pessoas calmas, dadas à fazenda, cidades do interior, estas coisas.
 
Os outros capítulos apresentam a construção de um personagem com todas as regras. Lista de               equipamentos, de implantes cibernéticos e até um capítulo todo dedicado à seção de regras de combates, testes resistidos e outras situações normais que surgem numa mesa de jogo.
 
Alguns capítulos chegam a ser divertidos, como o capítulo para "criar" um monstro de bolso, para jogos ambientados em mundos de Pokemon, Digimon, Yo-gi-oh, ou derivados.
 
Os únicos pontos negativos ficam para o capítulo com as regras de criação de MECHAS (os famosos robôs japoneses), que merecia mais espaço, mas nada que prejudique, pois se tratando de um sistema nacional, há amplo suporte aos jogadores iniciantes na própria página da editora.
 
Encerra o livro uma divertida lista com o nome de cada personagem que aparece ao longo das 128       páginas e uma sugestão, que você tente descobrir sozinho, quantas personagens conhece antes de olhar a lista e, isto feito, comparar seu número em um ranking a fim de saber o quanto fã de desenhos orientais você é.
 
Um jogo de uma editora nacional, com suporte pela internet, desde de um fórum para suas dúvidas como net-books gratuitos com complementos, histórias e contos que somam-se ao jogo.
http://www.daemon.com.br/home/index.php/anime-rpg/

 
Editora: Daemon Editora
Descrição: Complemento para Sistema Daemon
Classificação Etária: 16 anos
Lançamento: 27/Junho/2003
ISSN: 977167892807101
Formato: 20,5 x 27,5 cm
Descrição: 128pgs, Brochura
Autores: Marcelo Del Debbio, Luciana Bacci
Capa: Ronaldo Barata
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Geração Xerox

RPG - Classe/Raça: Kobold

Overthinking Back to the future