How I met the World Cup

Kids... Minha primeira copa, que tenho memórias, acho, é da Itália. Em 90, eu tinha 10 anos, e foi à primeira que posso dizer ter visto os jogos. Arrisco não olhar na Wiki ou no Google, mas acho que foi a copa que o Brasil foi campeão moral, com três empates, e não se classificou para muito longe.

Lembro da minha mãe falando que o jogo da Grécia foi uma tristeza, só chutão e nenhum futebol, e me lembro mesmo, do Parreira falando, "amanhã a gente vai ganhar, nem que seja de meio gol, impedido, na prorrogação". Não ganhamos... Mas me lembro ainda mais dessa partida, fatídica, de estar brincando de carrinhos na sala, e quando o Brasil não ganhou, movi meu trânsito para o quarto, para fora da sala, onde meus pais podiam criticar o país e a seleção em paz...

Depois, em 1994, redescobri o futebol de botão, com meu tabuleiro oficial e meu time de botão em acrílico, não plástico, dos Estados Unidos, um time com cores lindas, bolinha enrolada em feltro e lã e traves de gol com tecido de verdade fazendo a rede. Meu irmão do meio e eu jogamos botão como nunca na nossa vida, fizemos um campeonato com nossos amigos da escola e, como todo fogo de criança, aquilo tudo deve ter durado duas semanas... Engraçado como para sempre me lembraria destes jogos de botão, devido à música Eduardo & Mônica do Legião Urbana...

Em 1998 eu estava na praia, com minha família, não me perguntem, deve ter somado férias dos meus pais com férias da escola e feriados, mas eu estava na praia, e comemoramos muito aquela noite, o Galvão rouco, gritando é penta, ou não, quando o Bággio errou o chute foi na copa dos Estados Unidos, não foi? A final de 1994 eu estava na praia então. Não em 1998...

Em 1998 eu estava trabalhando, foi minha primeira copa como funcionário, eu vinha de Alphaville e corria para casa dos meus pais, para assistir o jogo com a família e com os amigos. E depois, já que eu tinha carta, íamos todos para a Bras Leme, num McDonalds que tinha por lá. A rua ficava travada, de tanta gente, e mal podíamos ser atendidos. Onde foi essa copa mesmo? Me lembro que perdemos...

Em 2002 a memória é zero. Tento me lembrar agora, e não sei se essa copa foi a da China-Japão ou da França. Foi a da China-Japão a que ganhamos? Acho que foi... Sabem o que é engraçado? Parece que quanto mais nos afastamos da infância, e quanto mais esses eventos se repetem, menos importância eles têm para nossa memória. Me lembro tão bem, dos carrinhos em círculo, ao lado da mesa redonda da sala (mesa essa que nem existe mais), e lembro tão pouco das copas de 2002, 2006 e 2010. Numa, Ronaldinho foi o herói. Na outra amarelou. Numa o lobby queria comer o Lobo, frase de Zagallo, e Romário não foi, na outra, deu em nada...

A da África do Sul, assistimos sabendo que a copa seria no Brasil, e tirando isso, e da Espanha ter sido campeã, não me lembro de mais nada de relevante. Ah sim, foi uma copa chata para dedéu. Ninguém fazia gol, ninguém arriscava, e a Espanha foi campeã com 7 gols. Um por partida...

E dessa copa, além de estádios super faturados, políticos (dos dois lados) sem fazer as obras devidas de acesso, o que vamos ficar, de verdade? Alguma boa lembrança em vista?

Comentários

Muna disse…
Fica uma coisa na memoria...Costa Rica ganhou de Uruguay 3-1!!!!

Postagens mais visitadas deste blog

RPG - Classe/Raça: Kobold

Geração Xerox

Overthinking Back to the future