Administrando seu tempo!


PIM significa Personal Information Management, e foi um termo que se tornou famoso, ao nascer nos velhos PDA’s (Personal Data Assistent) como a Palm e Pilot, e então passou a designar os primeiros telefones, antes de serem Smart’s, que também alegavam fazer a gestão do PIM.

O núcleo desta sigla, até hoje, está atribuido à 4 programas: Calendário, Contatos, Notas e Tarefas, sendo a correta gestão de sua agenda de compromissos, das pessoas com as quais se relaciona, notas que tenham surgido entre as duas anteriores (notas de reunião, notas sobre alguém, sobre uma empresa, sobre um produto ou até escritas diversas, feitas na rua, na hora que a dona Inspiração bate à porta), e por fim, tarefas, a gestão de artigos que devem ser feitos, sem uma data específica, exceto talvez, a final. Um exemplo de tarefa é, digamos, trocar o óleo do carro esta semana, comprar flores para a sala, comprar lembranças de natal, entre outras.

Muitas pessoas dizem que não têm dinheiro para fazer algo que realmente gostem, culpam a falta financeira por não serem isto ou não terem aquilo. Acho que isto é compreensível, afinal, alguns nasceram mais ricos, outros tiveram melhores oportunidades, mas o que não aceito é alguém culpar a falta de tempo, afinal, o dia tem 24 horas para todos os cidadãos do planeta. Não há na Terra ninguém com poupança de horas (e mesmo assim, muitos conseguem dever horas para a família, para os amigos, para tantas coisas…).

A correta gestão de suas informações pessoais, como o PIM, podem tornar seu dia mais produtivo, mas isso requer disciplina, aqui algumas dicas para fazê-lo, seja no papel, ou no PDA:
  1. Pare uma vez por semana e veja os compromissos já agendados para a semana seguinte;
  2. Reveja os feitos na semana passada e quantas alterações ocorreram na sua agenda, quantos novos compromissos não esperados e quanto ficou sem fazer;
  3. Avalie se não houveram oportunidades de declinar de um trabalho, dizer um “não” para manter sua agenda e seus compromissos;
  4. Todas as manhãs veja seus compromissos e tarefas do dia, tente conectá-los de alguma maneira, como deixar a troca de óleo para a volta daquele cliente perto do posto, ou coisas assim;
  5. Mantenha sua agenda ou PDA com você, para não marcar compromissos em Post-It e outros meios “perdíveis”, foco em um só lugar;
  6. Se você usa um telefone celular com PIM e o Outlook, veja se os dois são compatíveis, se há algum programa de sincronismo entre eles. A maioria hoje já tem!
  7. Mantenha um diário semanal, escrito, avaliando sua semana, suas emoções e o que deu errado. Uma vez por mês leia-o e busque encontrar padrões que se repitam. Descubra seus motivos para manter os acertos e corrigir os erros;

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