Fé é mesmo uma coisa (in)crível


Minha esposa é marxista. E ateia, embora clame estar mudando seu voto para agnóstica, quando um acha que entender espiritualidade e/ou o universo é simplesmente grande demais para si e passa a cuidar apenas da sua vida cotidiana. Uma forma PSDB de tratar a espiritualidade. Em cima do muro. Mas apesar disso, mesmo no ápice do seu ateísmo, ela sempre foi pró Feng Shui. Decorou nossa casa e nossa vida segundo estes princípios.

Uma vez perguntei a ela como uma marxista e ateia, ela poderia acreditar em feng shui. Ela citou Karl Max para a resposta: "O ser humano é contraditório". Pronto. Uma filosofia de vida bastante estrita, mas com uma porta, isto é, um portal de escape para as exceções humanas. Todas elas. Ah, ela também compra, todo janeiro, um livro de uma astróloga com cara de louca lá de Buenos Aires. E acredita mesmo no horóscopo chines. Então tá.

Um dia, numa das nossas 188 visitas diárias aos avós da minha senhora, lá em Mar de Tuyu - visitamos o equivalente ao número de domingos do ano, numa só férias, para depois dizermos "Te visitamos como se tivéssemos te visitado a cada domingo, viver no Brasil não afasta relações, viu?" - numa destas visitas, eu já me sentindo bastante em casa, agarrei o jornal Crônica. Este jornal é uma forma de Noticias Populares, um velho jornal paulistano que era famoso pela frase à seu respeito "se você o torcer, escorre sangue", de tão sensacionalista era com a criminalidade da cidade. O Crônica não tem o benefício do índice de crimes de São Paulo, e na ausência de matérias chegou a noticiar coisas do tipo: "Galinha morre dando a luz a ovo gigante", ou "Galo foi preso pela polícia após comer máscara de rosto da visinha" e ainda "Galo já leva dois dias presos, vizinha não retirará a queixa!". É engraçado de tão ruim...

Ali eu li meu horóscopo "Tudo que você poderia fazer pela sua carreira, está feito, seu futuro está nas mãos dos outros agora, relaxe e aproveite sua pausa". Bom, me pareceu ao menos, isenção de culpa sobre o que quer que aconteça este ano para mim, não é mesmo? Tipo, ali diz que eu já tinha feito tudo que eu podia, então, para que me preocupar mais? Após a visita, na caminhada de 40 quadras da avó da minha esposa à nossa casa, eu comentei a matéria com ela. E ela: "eu não acredito neste horóscopo.", respondi: "como não acredita? Você é marxista, acredita em feng shui, lê a astróloga maluca, mas no horóscopo do Crônica e em Deus você não acredita? Acho que temos que por um meio termo aqui, não acha?". Ela me olha com tranquilidade e diz: "em Deus, eu mudei meu voto, eu decidi que não vou decidir sobre Ele. Agora quanto ao jornal, aí é meu tio, cuja única formação que ele tem é professor de gramática, que passou a escrever os horóscopos. Ele literalmente aplica o Dadaísmo para fazê-los, recortando frases soltas e sorteando a cada signo para cada dia". 

Bom. Acho que além de horóscopo do Crônica e em Deus, minha mulher também não acredita muito no tio dela...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Geração Xerox

Overthinking Back to the future

RPG - Classe/Raça: Kobold