Diário de bordo: Mar del Tuyu-Buenos Aires


Rutatlântica, 5/1/12 (stardate 1201.05)

No ônibus de volta para Buenos Aires, que termina minhas férias de verão em definitivo, temos tempo para refletir o que foram estes 20 dias de férias e o que espero para este 2012 que se inicia, mas neste momento, de verdade, tudo que consigo pensar é no frio que faz neste veículo e por que razão eu decidi que iria estrear hoje minhas alpagartas, bermuda jeans e um camiseta branca.

Alpagartas para quem não sabe é uma forma de sapatilha unisex, muito comum na Argentina e em cadeias norte-americanas. Você pode ver o House usando-as nos episódios em que esteve preso. Mas voltando à vaca fria...

Quem me conhece sabe que amo o frio, o que meio que me obriga a sofrer em silêncio no frio do ônibus ou quando chegarmos a Fornos Aires e reclamar dos 40° de janeiro eu ainda passo por chato que reclama de tudo.

O que ninguém parece entender é que gostar do frio não é gostar de passar frio. Assim como quem gosta de calor não vai agasalhado até o pescoço na praia, eu não gosto estar numa geladeira com a versão argentina de sapatilhas para "varones" e roupa de veraneiro. De fato, o motivo pelo qual as pessoas gostam do frio é a conveniência, afinal do frio você pode se abrigar agora não há fuga do calor.

Seja como for, são 5 horas de Mar del Tuyu até Buenos Aires e serão 5 horas lamentando ter deixado minha bagagem no bagageiro e tentando sorrir cada vez que minha esposa me perguntar "esta gostando do seu freezer?", enquanto ela própria esta abrigada o suficiente para um fim de semana no Alasca. Aposto que ela sabe que estou cagando de frio aqui, e ela esta desfrutando cada segundo do meu sofrimento..

Falando em frio, foi justamente o frio que marcou meu verano. Para aqueles que não sabem o litoral argentino fica longe bagarai da capital e ao sul. A Argentina em sí já é também muito ao sul, o que assegura no pico do verão um oceano com águas ao redor de 10°C, no pico das tardes 24°C até uns 30°C e deliciosas noites de 12°C. No natal fez 9°C. Assim, o litoral argentino deve ser o único local da Terra que minha esposa e eu estamos felizes quase ao mesmo tempo, ela disfruta o calor do dia e eu o frio da noite, quase um Feitiço de Áquila e Game of Thrones, pois como na série da HBO o problema aqui é com "The winter is coming". Temperaturas de -6°C de noite e não maiores que 10°C de dia. Meu sogro me contava que a agua de sua casa congelou nos canos. Não é para menos que mais 10 horas ao Sul você encontra a Patagônia Argentina e um local chamado pinguineira, uma praia que todos mais de um milhão de pinguins vão passar o verão e fazer sexo. Basicamente como qualquer outro veranista...

Comentários

Editora Delearte disse…
Eu tenho certeza que a sua esposa desfrutou a viagem sabendo que estava com frio...
Emanuel Campos disse…
ah eu sei que sim... ela ama o frio... hehehehe! ;)

Postagens mais visitadas deste blog

RPG - Classe/Raça: Kobold

Overthinking Back to the future

Geração Xerox