O povo pena, mas não pára!



O país é pobre, é pobre a pampa, o PIB é pouco, o povo pena, mas não pára...". Engenheiros do Hawaii. Se eles fossem um país teriam facilmente o slogan "ame-o ou deixe-o". Mas eles não são um país, são apenas uma banda de rock. Ainda assim não é uma banda qualquer é um banda que à excessão de meia dúzia de indiferentes, ou você a ama, ou você a odeia.

Mais do que ignorá-los ou mudar a estação do rádio, eles causam calafrios tão grande em quem a odeia como causam euforia nos fãs toda vez que uma nova formação do grupo resiste à desaparecer, tragada pelo tempo e pelos jabas... Aqueles que assistem o Rock'n Gol da Mtv sabem do que estou falando. Sempre que a palavra sofrimento ou tortura é citada, a banda vem citada na cola. Na internet pipocam provocações à banda, em igual quantida aos sites de fãs efusivos. Confesso, faço parte do segundo grupo de pessoas, amo a banda!

Mas não vim aqui para tecer um documentário sobre esta banda de rock gaúcha. Afinal, com nosso país em crise como podemos nos preocupar com música, não é mesmo? Alías, engraçado constatar que "crise" é uma das palavras top da moda! Tudo é crise no país. Ela, a crise, está em todos os lugares. Podemos ver isto pelas taxas recordes de desemprego, de roubos, de miséria. A flutuação do dolar, o risco país, as invasões, os rachas dentro do próprio partido que tenta governar a bandalheira. O país (e o mundo!) está, sem dúvida, em crise.

Mas parece que não fui o único a perceber isto. Na verdade, até parafraseio um padre que tive a oportunidade de ouvir recentemente, no casamento de um primo querido meu. Ele que dizia primeiro que tudo é crise no país, e as pessoas estão levando este sentimento de crise para suas vidas e seus lares. A crise vai ao casamento, à família e o sentimento é de impotência ao se verem lares ruindo. Mas alguém sabe o que é crise? Crise vem do latim, estaria chutando se desse a palavra certa, não a lembro, mas significa "purificar" ironicamente. Algo como, através de uma dificuldade nós nos testamos ao máximo e ao vencê-la estamos melhores. "Tudo aquilo que não me mata, me deixa mais forte", por que este ditado popular não pode ser verdade também no mundo financeiro, não é mesmo?

Gostaria de propor algo a quem me lê. Se você está no trabalho, ou em um centro metropolitano, olhe ao redor. As pessoas estão felizes? As pessoas continuam batalhando? Ao que parece, sim! Hoje mesmo, enquanto o metrô se arrastava entre estações cheias, com misteriosas e constantes paradas entre as estações, me atrasando para o serviço, um grupo de amigos ria animado disto, imaginando as formas que seriam mortos pelos respectivos chefes, ao chegarem atrasados. Era uma morte escabrosa e risadas... Num outro texto cheguei a chamar os brasileiros de povo chuchu, um povo indiferente à tudo. O mundo podia acabar ou virar o paraíso, pouco fazia. Acho que acertei no texto, mas percebi que generalizei demais. Nem todos esperam um milagre salvar o país por conformismo ou indiferença. O brasileiro tem uma qualidade fenomenal, a fé. Não me refiro na fé em Deus, mas a fé e a esperança que as coisas dêem certo. "Mas vai dar certo", "ainda não é o fim", "a gente vai rir disto", são expressões que têm se tornado comuns de se ouvirem no meu dia-a-dia...

Sabe o que eu acho disto tudo? Que uma banda de rock escreveu uma música nos anos 90 que é tão verdade hoje quando no dia que foi escrita, que o povo pena mas não para, só nos resta rir do que deu errado e bola pra frente, enquanto há vida, há esperança...

Emanuel Campos
Em surto de esperança e confessa ter lido mais do que o recomendável de Paulo Coelho!

Originalmente publicado no PNOB número 5, de 2001! Que acharam do texto? Não parece ter mudado muito em 11 anos, não é mesmo? Faça download da publicação aqui.

Imagem extraída deste site!

Comentários

odetecampos disse…
Tm uma música do Gilberto gol que diz sobre a fé do povo que não pode falhar. Não porta se somos pobres ou ricos. Jovens ou velhos é a esperança que nos movem.
Editora Delearte disse…
Realmente, não tem mudado muito não! Belo texto!
(mymoonlog) disse…
J aime beaucoup cette image
I like this picture
Me gusta esta fotographia
The best

Postagens mais visitadas deste blog

RPG - Classe/Raça: Kobold

Geração Xerox

Overthinking Back to the future