Hero Quest - Pré RPG


Quando comecei a jogar RPG, o jogo não era assim conhecido. Na verdade, eu nem sabia que estava jogando um RPG quando eu comecei a jogar, por que não era um mesmo... Me explico: meus pais, sem saber, são os maiores culpados de eu jogar RPG hoje em dia, pois em algum momento do longínquo passado, eles me compraram um jogo chamado Hero Quest, da Estrela.

Hero Quest era um jogo ousado, fantástico, e que provavelmente, como quase todas as coisas que meus pais me deram com tão boa vontade, quase os levou à falência. (não sei se serei tão benevolente com meus futuros filhos). O jogo consistia em um tabuleiro muito grande, uma penca de miniaturas, e móveis e detalhes do jogo! No jogo, cada um escolhe um herói: Anão, Elfo, Mago ou Guerreiro, e um jogador fica com os vilões do jogo. E eles competem! Assim como o banco do Monopoly quer levar à todos à falência (e a vida imita a arte), no Hero Quest, o mago mal, que um jogador deve escolher para o jogo funcionar, ele também compete para ganhar contra os heróis.

Os jogadores têm cartas de poderes, magias que podem aplicar (e perdem a carta quando a utilizam), da mesma forma que aquele que joga com os vilões, tem suas cartas de poderes e armadilhas para tentar ganhar dos heróis. Não havia, claro, interpretação de jogo, os jogadores apenas jogavam dados e anunciavam suas ações. E era muito divertido. A estrela, além da caixa básica, chegou a publicar duas caixas extras, com mais missões e mais desafios, mas o jogo esbarrava num problema: sem pontos de experiência, sem a possibilidade de melhorar os heróis, a coisa toda ficava repetitiva. Sem mencionar que era um saco cansativo ficar buscando as miniaturas corretas para cada sala, para cada corredor.

Mesmo assim, foi o meu primeiro contato com o jogo de RPG (Role Playing Game, ou Jogo de Interpretação de Papéis). Quando cansamos do Hero Quest, partimos da caixa da Estrela para a caixa da Grow, uma caixa vermelha de um jogo muito parecido, mas os personagens deste outro jogo evoluiam, acumulavam experiência, pontos que eram trocados por melhorias no personagem. Este outro jogo chamava-se Dungeons and Dragons...

Vendo alguns vídeos na internet, será que dava para alguém republicar Hero Quest? Tipo, agora?
http://www.youtube.com/watch?v=nKQ4Xdui7XE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RPG - Classe/Raça: Kobold

Geração Xerox

Overthinking Back to the future