Resenha: O Marketing Depois de Amanhã,
O Marketing depois de amanhã fala sobre o
aparecimento de novas tecnologias e a influência que
elas poderão exercer no marketing nos próximos 15
anos. O autor, Ricardo Cavallini, mostra aos
profissionais de marketing essa nova realidade e
como eles podem enfrentá-la. Cavallini discorre sobre
a fragmentação da audiência frente às novas
tecnologias e sobre novas mídias, como celulares e
videogames, sem utilizar uma linguagem técnica e
termos complicados.
Ainda para facilitar o entendimento, as novas tecnologias foram separadas por capítulos, nos quais o autor se aprofunda na apresentação de cada uma. TV Digital e os gravadores de vídeo digitais, advergaming, mobile marketing, RFID, novos displays e computação ubíqua, são exemplos de assuntos que Cavallini aborda em seu livro. Também há um capítulo sobre privacidade, assunto tão polêmico e discutido quando se trata de marketing do futuro.
Enfim, O Marketing depois de amanhã é o resultado dos estudos e pesquisas de Ricardo Cavallini sobre tecnologias e sua possível influência no marketing de amanhã.
Capítulos
O capítulo fala sobre o consumidor moderno, a
influência da Internet no marketing, fragmentação da
audiência, marketing viral, blogs, podcasts e outras
modas.
Aqui o autor aborda a privacidade, assunto cada vez
mais importante, e as conseqüências para o
consumidor.
O tema abrange novas maneiras de mensurar
audiência e seu retorno. Fala também sobre TV digital
e DVR, incluindo uma análise sobre legislação e o
impacto social no Brasil.
Segue um capítulo específico sobre a utilização de
jogos em campanhas de marketing. Falando sobre o
mercado, explicando diferenças, mensuração, entre
outros.
Neste capítulo, o assunto é a nova mídia
chamada celular. Novos serviços, como usar o
celular como interface no ponto-de-venda,
celular como mídia (TV no celular), etc.
Dentro de pouco tempo, não terá mais sentido
a separação de virtual e do real. Os nomes
assustam, mas estão explicados didaticamente
neste capítulo: Internet-0, RFID, lógica
para consistente e outras tecnologias pouco
conhecidas, mas que vão mudar a maneira
como o consumidor vai se relacionar com o
ambiente em que vive.
Capítulo importante para aqueles que
trabalham com PDV e mídia exterior: a evolução
do display - holografias, e-paper, entre outras
novidades.
8 - Novas formas de pagamento Micro pagamento e outras formas de pagamento via celular ou rede sem fio - que abrirão novas maneiras de vender e se relacionar com o consumidor - são temas desse capítulo.
9 - Computação ubíqua
Ainda para facilitar o entendimento, as novas tecnologias foram separadas por capítulos, nos quais o autor se aprofunda na apresentação de cada uma. TV Digital e os gravadores de vídeo digitais, advergaming, mobile marketing, RFID, novos displays e computação ubíqua, são exemplos de assuntos que Cavallini aborda em seu livro. Também há um capítulo sobre privacidade, assunto tão polêmico e discutido quando se trata de marketing do futuro.
Enfim, O Marketing depois de amanhã é o resultado dos estudos e pesquisas de Ricardo Cavallini sobre tecnologias e sua possível influência no marketing de amanhã.
É uma maneira de evitar as marcas do tempo.
1- Presente
2 - Privacidade
3-TV
4 - Advergaming
5 - Mobile
6 - Um mundo conectado
7 - Novos displays
8 - Novas formas de pagamento Micro pagamento e outras formas de pagamento via celular ou rede sem fio - que abrirão novas maneiras de vender e se relacionar com o consumidor - são temas desse capítulo.
9 - Computação ubíqua
Para obter melhores resultados em nossas
campanhas é necessário fazer a abordagem
correta e no momento correto. A computação ubíqua
poderá ajudar marketeiros serem mais efetivos
em suas ações.
10 - Possibilidades
Desfecho e breve comentário sobre outras tecnologias ainda um pouco distantes da nossa realidade, como nanotecnologia, neuromarketing e computação quântica.
Para fazer download de sua cópia grátis, sob Creative Comuns, http://www.depoisdeamanha.com.br
Desfecho e breve comentário sobre outras tecnologias ainda um pouco distantes da nossa realidade, como nanotecnologia, neuromarketing e computação quântica.
Para fazer download de sua cópia grátis, sob Creative Comuns, http://www.depoisdeamanha.com.br
Comentários