Resenha: O Marketing Depois de Amanhã,


O Marketing depois de amanhã fala sobre o aparecimento de novas tecnologias e a influência que elas poderão exercer no marketing nos próximos 15 anos. O autor, Ricardo Cavallini, mostra aos profissionais de marketing essa nova realidade e como eles podem enfrentá-la. Cavallini discorre sobre a fragmentação da audiência frente às novas tecnologias e sobre novas mídias, como celulares e videogames, sem utilizar uma linguagem técnica e termos complicados.

Ainda para facilitar o entendimento, as novas tecnologias foram separadas por capítulos, nos quais o autor se aprofunda na apresentação de cada uma. TV Digital e os gravadores de vídeo digitais, advergaming, mobile marketing, RFID, novos displays e computação ubíqua, são exemplos de assuntos que Cavallini aborda em seu livro. Também há um capítulo sobre privacidade, assunto tão polêmico e discutido quando se trata de marketing do futuro.

Enfim, O Marketing depois de amanhã é o resultado dos estudos e pesquisas de Ricardo Cavallini sobre tecnologias e sua possível influência no marketing de amanhã.


É uma maneira de evitar as marcas do tempo.
Capítulos


1- Presente
O capítulo fala sobre o consumidor moderno, a influência da Internet no marketing, fragmentação da audiência, marketing viral, blogs, podcasts e outras modas.


2 - Privacidade
Aqui o autor aborda a privacidade, assunto cada vez mais importante, e as conseqüências para o consumidor.


3-TV
O tema abrange novas maneiras de mensurar audiência e seu retorno. Fala também sobre TV digital e DVR, incluindo uma análise sobre legislação e o impacto social no Brasil.


4 - Advergaming
Segue um capítulo específico sobre a utilização de jogos em campanhas de marketing. Falando sobre o mercado, explicando diferenças, mensuração, entre outros.


5 - Mobile
Neste capítulo, o assunto é a nova mídia chamada celular. Novos serviços, como usar o celular como interface no ponto-de-venda, celular como mídia (TV no celular), etc.


6 - Um mundo conectado
Dentro de pouco tempo, não terá mais sentido a separação de virtual e do real. Os nomes assustam, mas estão explicados didaticamente neste capítulo: Internet-0, RFID, lógica para consistente e outras tecnologias pouco conhecidas, mas que vão mudar a maneira como o consumidor vai se relacionar com o ambiente em que vive.


7 - Novos displays
Capítulo importante para aqueles que trabalham com PDV e mídia exterior: a evolução do display - holografias, e-paper, entre outras novidades.

8 - Novas formas de pagamento Micro pagamento e outras formas de pagamento via celular ou rede sem fio - que abrirão novas maneiras de vender e se relacionar com o consumidor - são temas desse capítulo.

9 - Computação ubíqua
Para obter melhores resultados em nossas campanhas é necessário fazer a abordagem correta e no momento correto. A computação ubíqua poderá ajudar marketeiros serem mais efetivos em suas ações.


10 - Possibilidades
Desfecho e breve comentário sobre outras tecnologias ainda um pouco distantes da nossa realidade, como nanotecnologia, neuromarketing e computação quântica.


Para fazer download de sua cópia grátis, sob Creative Comuns, http://www.depoisdeamanha.com.br 

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