Resenha: Joy Division - New Order, Nada é mera coincidência


Este livro aborda a trajetória de duas bandas de rock - Joy Division e New Order, destacando as formas de "ver" e "sentir" de diferentes grupos e gerações de fãs. Em comum e como ponto de partida apenas a mesma origem de ambas. Ironicamente, o New Order nasceu após a trágica morte do vocalista e letrista do Joy Division, Ian Curtis, em 1980.

Revelações fantásticas para aqueles que só pegaram o fim do movimento musical, ou se inteiraram dele por meio de documentários e músicas avulsas no rádio. Por exemplo: a banda New Order é exatamente a mesma do Joy Division, apenas trocando o vocalista, uma vez que Ian Kurtis se matou tragicamente. Andy Warhol, famoso artísita plástico era empresário e patrocinador da depressiva banda Velvet Underground?

Em Joy Division / New Order. Nada é mera coincidência, a autora traça um paralelo entre os textos musicais e os contextos políticos, sociais e econômicos. Assim, quando afirma que "nada é mera coincidência" pretende mostrar que os movimentos de cultura e contracultura - seja na música, na literatura, no cinema ou na pintura - não acontecem por acaso. Eles estão intrinsecamente relacionados e refletem a sociedade na qual as bandas estão inseridas.

A revolta visceral do punk, a angústia niilista do pós-punk, o transe coletivo da música eletrônica. Os nossos valores, as nossas preferências musicais, a nossa consciência de ser e estar no mundo não surgem da noite para o dia. Somos o resultado de séculos de acontecimentos e conhecimentos. E, sobretudo, somos feitos de música e poesia. Contemporânea, viva e pulsante, a história delineada no livro é também a sua, a minha, a de todos nós.

JOY DIVISION/NEW ORDER - NADA É MERA COINCIDÊNCIA ; http://www.landy.com.br
HELENA UEHARA
ISBN:8576290847 GERAL

Disponível
144 páginas R$ 19,90


When the routine bites hard 
And ambitions are low
And the resentment rides high 

But emotions wont grow
And were changing our ways,

Taking different roads
Then love, love will tear us apart again

Why is the bedroom so cold 
Turned away on your side? 
Is my timing that flawed, 
Our respect run so dry?
Yet theres still this appeal
That weve kept through our lives Love, love will tear us apart again 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RPG - Classe/Raça: Kobold

Geração Xerox

Overthinking Back to the future