JAZZ, por Luis Fernando Veríssimo

Sempre que estou querendo algo entre minhas leituras, eu faço uma pesquisa por preços, do menor para o maior, e vou vendo o que me aparece, e quando ví, que por apenas R$ 4,75, eu podia comprar um livro novo do Luis Fernando Veríssimo, eu nem pensei, comprei. Simples assim.

Depois o livro foi para a gaveta de novo, pois me preocupei um pouco, se uma coletânea sóbria desse grande escritor, e também jazzista, poderia ser menos do que eu esperava. O primeiro texto dá o tom do que se trata o livro, crônicas que são inevitavelmente biográficas entre os grandes músicos do Jazz e o próprio autor. Suas fugas para Nova York para ver as lendas ao vivo, e seus jantares, já como celebridade brasileira, com os mesmos músicos quando vinham ao Brasil.

Os textos fogem das crônicas e contos padrões do Veríssimo, pela minúcia dos detalhes e pela paixão não escondida do autor, ao narrar as grandes cenas e grandes bandas, mas nem por isso é menos Veríssimo o que está lá. Quem já leu "Banquete com os deuses" vai reconhecer este tom mais sério e mais reverenciado àqueles que figuram lá.

E claro que o velho Veríssimo não se acua, e já no segundo texto, uma crônica deliciosa protagonizada pelo Borges do Veríssimo. Se autor e sua biografia discordam inevitavelmente, já que a visão do biógrafo pode ser romantizada, o Borges do Veríssimo é infinitamente melhor ao próprio Borges, inteligente e auto confiante como o mesmo deveria ser em vida, mas ainda assim, com uma nota de humor ácido que acredito o verdadeiro, e não o Veríssimo, não possuir.

Uma obra incrível, vale a pena ler, acompanhada de um bom vinho e de um bom Jazz ao fundo. Para comprar, vá em: http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem=17667908&termo=jazz%20ver%C3%ADssimo

Se você não sabia que Veríssimo é também músico, confira o CD (no momento esgotado no fornecedor), onde o próprio participa como músico: http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/2002065

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RPG - Classe/Raça: Kobold

Overthinking Back to the future

Geração Xerox