Crônicas - Citações e Memes


Os Memes são frases, fotos e, principalmente gif's animados que colam na mente e nas redes sociais das pessoas, hoje parece que todo mundo sabe disso com o sucesso da expressão ''Menos Luiza que está no Canadá'', mas o que poucas pessoas sabem é que este tipo de expressões não nasceram com a internet.

Frases que pegam, no inglês, catch phrases, já existes desde o início da linguagem falada. Forrest Gump, o lindo filme estrelado por Tom Hanks  criou seu próprio bordão, "Run, Forrest, Run", ao mesmo tempo que citava diversos outros, como "Merdas acontecem (Shits happens)". A Globo e suas novelas também marcaram seus bordões, como "Na chom', da Dona Armênia em Rainha da Sucata ou ainda ''Ai como eu tô bandida'', no horário menos nobre de Zorra Total.

Estas expressões, porém, costumar desaparecer com a mesma velocidade com que surgem, tão logo uma nova surja para ocupar seu lugar, mesmo assim, são frases que valem milhões, pois além de vender produtos também elegem ou derrubam candidatos políticos e pessoas públicas.

"Varre Varre Vassourinha" elegeu Jânio Quadros e próprio cunhou suas pérolas com "Fí-lo porque quí-lo" e ''bebo por que é líquido, se fosse sólido comê-lo-ia''. Collor foi eleito com os bordões ''eu tenho aquilo roxo '' e deixou o governo repetindo ''Não me deixem só".

Eu deixei minha marca numa época muito politicamente correta no RPG, onde interpretava um maguinho que usava o bordão ''baralho'', como interjeição de surpresa ou dor. E no litoral argentino, para não ensinar palavras feias às crianças, troquei todos os palavrões por lechuga, alface em espanhol, e devo falar que ficou muito bom, "hijo de una lechuga, Vete a la lechuga que te parió, Metételo en su lechuga!".

E "para não dizerem que não falei das flores'', termino com o mestre e vidente ex-presidente do Corinthans, Vicente Mateus, "Quem sai na chuva é para se queimar'' e "Queria agradecer a Antartica por estas Brahmas".

Tem dia que de noite é toddy e combinamos assim: se chover pela tarde a gente vai de manhã e de meia em meia hora, dois baldes de chá...

Comentários

CoisasGeniais disse…
lechuga!?! rsrsrsrs... é a sua cara mesmo.
Editora Delearte disse…
"Del dicho al hecho...hay mucho" (Versão curta da minha irmã do ditado em espanhol: "Del dicho al hecho hay un largo trecho") Todos temos uma marca registrada, hahaha! :-)

Postagens mais visitadas deste blog

RPG - Classe/Raça: Kobold

Overthinking Back to the future

Geração Xerox