Escrever um livro - introdução

Quando pensamos em escrever um livro, somos levados pelo desejo de materializar, numa só fonte, e com nossos comentários, a nossa experiência e aprendizado de diversas outras fontes, alguma inevitavelmente, outros livros. Mas se tudo já foi dito antes, por que então escrever um livro? Tecnologias que se podem abordar, ficarão ultrapassadas, aparelhos e empresas surgirão e irão desaparecer. O livro meramente é para colocar uma visão parcial e pessoal, uma compreensão de uma parcela de um todo, de forma egoista e achar-se doutor do assunto, mas na verdade vendendo apenas meias verdades?

Quantos bons livros eu não perdi a chance de publicar, por que esperei demais? Como programar em PDAToolBox, para PalmOS, por exemplo. Ou a transcrição de minha palestra sobre PLM e CATIA V5, que hoje a maioria das pessoas já conhece? Ou como organizar sua vida, definitivamente, com PDA's com Windows Mobile 5 e sua integração com o Outlook 2003! Pois é, a maior parte destes temas, nem sequer existe mais. Se o livro tivesse sido lançado, ele até poderia vender alguns exemplares, mas com que propósito, se hoje, seguramente, ele estaria datado?

Mas, por outro lado, não estaremos vivendo uma era de obsolescência demasiado programada? Sem querer tergiversar, mas outro dia um velho PC, de 2001, inexoravelmente, deu pau. Eu tinha a mídia original, Windows XP e achei que não seria nada de mais, formatar e instalar tudo de novo, mas o que aconteceu? A Microsoft simplesmente desativou os servidores do Windows XP para o Windows UpDate! Era impossível fazer a instalação off-line dos service packs 2 e 3 sem o 1 e o 1 era só através do Windows Update, não tinha (ou eu não achei), o pacote offline do Windows XP Service Pack 1! E para que eu queria mesmo ressuscitar essa máquina com esse Windows e não um Linux qualquer? Por que eu queria instalar o Compact FrameWork 3 num Smartphone velho que ganhei, rodando Windows Mobile 5! E hoje, ele é incomunicável com o Windows 7, visto que o Mobile Center Device 6 não o reconhece mais!

A mesma experiência tive com um velho Palm, semana passada, que ganhei do meu chefe. Um Zire, 2Mb de memória, tela monocromática e Palm OS 4.1.1. Bacana, eu era bom nisso e a minha primeira pretensão foi instalar meus velhos programinhas, feitos em PDAToolBox, para matar saudades dele. Bom, acontece que o novo MacOS, com processadores Intel e sem o Roseta, software de interface entre programas feitos para PowerPC rodarem no processador Intell, o PalmDesktop não instala mais! Olha só que maravilha. Um belo Palm, um Smartphone, mídia original do XP. Tudo estagnado pelo tempo e abandonado no passado. E os livros que eu queria ter feito sobre isso? Que eu achava que ainda poderia escrever sobre o tema? Dust in the wind...

Mas no frigir dos ovos, escrevemos para nós mesmos, e à parte a perda do timing do negócio, escrever um livro é, antes de tudo, um exercício de aprendizado. Envolve pesquisar, aprender e entrar em fase com uma tecnologia, ainda que seja uma tecnologia que possa vir a morrer e ficar no passado. Poucas coisas são mais perecíveis que livros de informática, no entanto, este é o mercado com maior número de lançamentos todos os anos. A literatura é para sempre, e será consumida vagarosamente ao longo dos anos, mas a informática tem pressa e devemos aprender sobre ela hoje! Agora! Desta forma, acho que é por isso que decidi começar a escrever meu livro. A transcrição de duas de minhas palestras e, se no futuro estas tecnologias também ficarem desatualizadas, bom, ao menos terei aprendido o bastante para manter-me no trem da história e compartilhado esse pouco que aprendi.

Espero que apreciem este livro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RPG - Classe/Raça: Kobold

Geração Xerox

Overthinking Back to the future