Editora Andross - minhas 3 publicações

Eu escrevia num site de literatura. Eram vários na verdade, mas o Simplicíssimo sobreviveu ao tempo e é o único que posso citar ainda hoje em dia. Outros, brilhantes, foram devorados pelo tempo. Aqueles malditos devoradores do passado, que Stephen King nos apresentou no filme (e no livro que não li), Fenda no Tempo.

Dentre os textos e micro-textos, moda da época, eu recebia emails e comentários, bem mais antes do que hoje, que ironicamente a internet é tão acessível e democratizada, há menos leitores que antes. Eu tirava uns minutos, após chegar em casa e jantar, depois das aulas na faculdade, para responder comentários, medir acessos ao blog e bolar os próximos textos. Naquele dia, contudo, um email diferente chegou. Era Edson Rossato dizendo que tinha gostado dos meus textos e me fez um convite, participar de uma antologia dele.

A proposta dele e de sua editora realmente era tentadora: escritores novatos não são aceitos nas grandes editoras por serem considerados inexperientes. E para ter experiência precisam publicar algo. Para solucionar este problema, Rossatto criou uma espécie de cooperativa da publicação. Reúne 20, 30 autores, cada qual com um texto e 20 livros de cota para comprar. Faz-se um lançamento coletivo do livro, e cada um ganha, 20 livros para revender por si só e uma publicação para constar no Lates.

Meu primeiro livro, então, foi uma participação com um micro-conto. Aquele caro peso de papel, que figura no livrinho Folhas ao vento. Uma coletânea de Micro-contos pela Andross Editora (veja aqui o livro à venda).

Na sequência, ficando ambicioso pelas publicações, dois contos meus também formariam parte do catálogo das coletâneas da editora: A Metamorfose, em Retalhos (veja aqui o livro à venda) e É a guerra, em Entrelinhas (veja o livro à venda aqui).

Minha grande amiga, colega de letras, formada e mestre em letras, Lívia Ledier, também publicaria seu delicado e terno microconto, Esfeluntes, na coletânea entitulada Retratos Urbanos (veja o livro aqui).

Hoje, então, além das minhas próprias produções, meus livrinhos no clube de autores, finalmente há, de fato, alguma forma de você comprar um conto meu publicado por uma grande editora, através da Livraria Cultura. Foram três livros. Três formatos diferentes de textos. Mas o que fica mesmo na minha memória, é o sorriso escancarado da minha mãe, no lançamento de cada um destes livros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RPG - Classe/Raça: Kobold

Geração Xerox

Overthinking Back to the future