Formado em marketing...

Eu sou apaixonado por tecnologia móvel, desde de sempre. Também tenho orgulho da minha habilidade de aprender sobre ciência, tecnologias e mais ainda, da forma que eu acredito ser capaz de explicar conceitos e idéias. Acho que tenho um pouco de faro para isso, se me desculpa a falta de modéstia, aliás, não falo isso para me promover (apenas), mas para salientar uma coisa: nenhum curso ou formação me divertiu mais que marketing, até hoje!

Decidi fazer marketing para escapar justamente dos cálculos, não renais mas numéricos, muito embora o estresse da FATEC deveria estar em viés de torna-los doença, dando outra dimensão aos clássicos exercícios de matemática, os problemas. E para o marketing eu fui, atrás de algo que eu gostasse (ou achava gostar), de menos dimensões teóricas e mais prático em vários dimensões. E se eu tinha uma expectativa do curso, o curso foi surpreendente.

Não apenas conheci pessoas fantásticas, que até hoje lembro com carinho dos trabalhos que passávamos os sábados fazendo, como as matérias e os livros, e a forma mais norte-americana de estudar do que a FATEC me oferecia me fascinaram. Me explico: a FATEC te oferece muito conhecimento, MUITO, mas também tem muito a base de te fazer correr sozinho. Não oferece livros de apoio, de referência, opcionais, extras, artigos. É um problema na lousa e cada um por si atrás da solução. Não há nada de errado, se os laboratórios funcionassem bem (ou funcionassem meramente) e se a biblioteca não fechasse para reforma durante o período escolar, ou uma greve de mais de seis meses, enfim...

Na Uninove tive contato com disciplinas muito bem amparadas por uma ampla literatura. E se a exigência talvez fosse menor que na FATEC, posso garantir que quem faz a faculdade são os alunos, e eu encontrei pares em matéria de superar o solicitado nas disciplinas. E como eu curtia o conteúdo programático, as aulas de apresentação, a competição entre grupos, o intermarketing e as apresentações para toda a faculdade (de marketing) dos grupos vencedores do intermarketing, matéria que meu grupo detonava.

Além da forma, claro, vem a função, e a literatura de marketing também me agarrou, como fez a faculdade. Livros modernos, cases de mercado que vivemos no cotidiano sem darnos conta. Aprender o que é marca, visão, missão, valores, além daqueles textos que praticamente vêem com o Word ao abrir um template de arquivo. Li e leio muito, até hoje, de marketing. E como dizem por aí, ler é a melhor forma de escrever melhor... Apesar de ser pouco prático escrever lendo, ler de fato é inspirador.

Neste momento, em comunhão com meu texto de ontem, eu hoje estou lendo o segundo livro do meus autor, livro que eu só conheci por causa do leitor digital que estou usando, não mais um Palm, mas um Kobo, da Livraria Cultura aqui no Brasil. Um aparelho fenomenal, e eu, na ânsia de estrear e sem poder gastar, fui vasculhar a biblioteca de livros grátis, e encontrei um novo santo para meu altar, Mário Persona.

Nos seus livros Marketing de Gente e Marketing Tutti-Frutti, Mário Persona vai destrinchando todas as formas de marketings conhecidas, político, de relacionamento, pessoal, de produto, de praça, de relação etc, através de contos e causos misturados à teoria. Como dizia um professor que tive, ironicamente na FATEC, José Roberto Coqueto, "As pessoas dizem que a teoria e a prática são coisas diferentes, eu digo que a prática deve ser diferente quando se tem a teoria", Mário Persona comprova, através de seus exemplos simples, pelos quais todos nós passamos diariamente, quanto de marketing se esparrama à nossa frente, para o bem e para o mal.

Foi a leitura destes dois livros (ainda estou terminando o segundo), que já me fez mudar muito nesse começo de ano. Mário Persona é responsável diretamente pela volta dos meus 3 blogs (este, Impresso 3D e Fellow Android), pelo novo leiaute dos sites e até mesmo, por minha mudança no serviço de vendas, onde passei o dia reestudando os produtos, os mailings e reavaliando a forma de abordar empresas. Foi o Mário Persona também que me ensinou, de novo, que só ganha quem sabe se dar, e com a experiência dele, aprendi e criei um livro grátis, no formato digital, lá no Impresso 3D para você fazer download. Doar é a melhor forma de ganhar. Pratique você também (está até na bíblia, confie)!

O livro é ótimo e recomendo fortemente à todos que leiam. Dá para baixar o aplicativo Kobo para desktop, Windows ou Mac, e baixar da biblioteca grátis estes dois exemplares. O único defeito do livro, foi a saudade danada que ele me deu dos tempos de faculdade...

Comentários

Emanuel, vc como sempre perfeito em suas palavras muito bem colocadas. Aprendemos mais do que 4 C's ou 4 P's... aprendemos a nos conhecer melhor, respeitar pessoas incríveis e admirar o desconhecido.
Obrigada por ter escolhido marketing e me dar a oportunidade de te conhecer.
Beijos
Samantha

Postagens mais visitadas deste blog

RPG - Classe/Raça: Kobold

Geração Xerox

Overthinking Back to the future