Radios online...

Quando eu morava na zona norte, a coisa que eu mais curtia, que eu me sentia mais cool e hipster da terra, era ir ao Horto Florestal com um livro, meu celular e meu Palm. Eu chegava, caminhava por todo o contorno do Horto Florestal, daquela pista de caminhadas e cooper, e depois escolhia um lugar para desabar em paz, geralmente à sombra de alguma árvore.

Então meu pequeno ritual começava: colocar fones de ouvido no meu Palm, não sem antes tirar os nós de marinheiro que meu bolso sabe fazer em fones de ouvido, conectar o Palm ao telefone com o bluetooth e abrir o aplicativo Pocket Tunes, onde eu escolhi a rádio online de Jazz Lounge. Só então eu abrir meu livro e começava a leitura.

De lá para casa, muita coisa mudou, eu principalmente, que não moro mais na zona norte ou próximo ao Horto Florestal, a Palm, que não existe mais, e o aplicativo Pocket Tunes, que de uma lista que beirava o infinito de rádios online, hoje tem 5. E uma está pedindo doações para continuar funcionando. Algo como 600 mil dólares que eles querem capitalizar, pois a rádio foi vendida, isto é, a freqüência onde ela opera foi vendida. A rádio ainda existe, mas faltam 200 mil dólares serem capitalizados para eles continuarem a existir. Logo serão 4 rádios online no Pocket Tunes.

Curioso como antes, quando era difícil ouvir música online, haviam milhões de opções no aplicativo e hoje, que é normal, existam tão poucas opções. Eu, que encontrei partes da minha velha Palm TX, um pouco embaixo do sofá, um pouco no serviço e um pouco com um amigo, consegui remontar a Palm TX e a terceira coisa que fiz foi olhar o Pocket Tunes. As primeiras foram atualizar os programas e instalar o velho eReader. Vocês entendem, já falei dele aqui recentemente.

O Pocket Tunes ainda aceitou o upgrade comprado em 2009, e estou na última versão disponível, um leiaute mais bonito que o original. E lá fui eu para meu ritual, ouvir rádios online para acompanhar minha leitura, e infelizmente eu descobri que apenas 5 rádios estão lá. O programa também não está mais disponível no iTunes, e eu me pergunto por que?

Eu sei que os tempos mudam para tudo e para todos, mas acho que a maior prova de que estou envelhecendo é querer continuar a fazer tudo como eu fazia antigamente. Sinto falta sim, do Pocket Tunes funcionando bonitinho, de ler bons livros comprados na eReader e de caminhar no Horto Florestal ouvindo música. Mas acima de tudo, talvez correndo o risco de soar chato, me pergunto o que mudou, que os programas que foram morrendo junto com a Palm não foram repostos por novos nos smartphones?

Devo estar ficando velho mesmo...

Comentários

Editora Delearte disse…
VELHOOOOOOOO!!! E eu quero meu walk-man de volta!

Postagens mais visitadas deste blog

RPG - Classe/Raça: Kobold

Geração Xerox

Overthinking Back to the future