Uma nova data importante no meu calendário

Não sei bem de onde surgiu a expressão "Contrair Matrimônio", mas vejo que ela é muito utilizada, e eu não entendo o por que. Me parece tão depreciativo contrair algo, tão contra vontade. Doenças se contraem. Doenças venéreas, gripe, são contraídos. De onde terá vindo então, tal expressão?

No meu outro emprego na minha outra vida, um amigo me disse, "meu primo contraiu matrimônio, com minha prima! A mãe dela a expulsou de casa e ele não sabe o que fazer". Pelo pouco salutar da situação, me parece que esta é uma origem válida.

Mas nem apelando para São Google eu achei a resposta da origem da expressão, que parece denegrir algo tão bonito. Um dicionário aponta uma origem em inglês, traduzido ao pé da letra de termos legais. Outro pontua que é igual a casar, e define longamente o verbo casar. Eu não sou fã da expressão, me parece triste, não intensional e que provavelmente é algo que mate o "contraído". Mas não me julguem, eu estou casado, hoje precisamente, há 4 anos apenas. E se contrair matrimônio parece pejorativo ante as maravilhas que me parece ser o casamento, a culpa é da minha esposa.

Nem tudo são flores, nem sempre concordamos ou somos assim, tão iguais. Para cada filme do Steven Seagal que ela quer ver, eu quero ver um musical. Se ela é prática, econômica e quer resolver tudo na hora, eu sou mão aberta, e dou mais voltas que o refrão de um bolero para chegar em algum tema. Ela é socialista, eu sou capitalista. Sou crente, ela é Marxista. Sou brasileiro, ela é argentina. Mas até o Ying tem um pouco de Yang e vice-versa, Deus habita no equilíbrio e é no que somos iguais que nos destacamos, nosso amor pela cultura, pelas comunidade, pela política e a paixão por nossos lados, sempre abertos a discutir outros. E as séries que vemos juntos, e dias vendo e revendo Senhor dos Anéis, os 3 DVD's, com versões extendidas, num só dia, rindo a cada cena como se fosse nova. A biblioteca de livros disputada pelas obras dos dois.

Não vou discorrer muito sobre o tema, pois vida privada já é um conceito arcaico com facebook, twitter, blog, email, foursquare, instagram etc, mas nem por isso preciso deixar as coisas ainda mais fáceis. Só queria registrar, que assim como os 15 minutos do recreio, no ginásio, passavam voando, e os 15 minutos finais antes da campainha do final da aula duravam semanas, olhando pelo prisma do meu casamento, estes quatro anos foram como aqueles 15 minutinhos de recreio. Talvez até mais curtos, de tão rápido e divertido que foi tudo até aqui.

+Ianina Zubowicz , eu te amo! Feliz aniversário de casamento... Que venham Fidel e Frida Campos.

Comentários

Abelardo disse…
"Sou crente, ela é Marxista". Ótima analogia, realmente ambas são religiões.
Parabéns
Emanuel Campos disse…
Obrigado você, Abelardo, por perceber a analogia! Achei que ia passar batida! Valeu pelo companheirismo e comentários constantes.
Editora Delearte disse…
Sniff...que lindo!!!! :-)

Postagens mais visitadas deste blog

RPG - Classe/Raça: Kobold

Geração Xerox

Overthinking Back to the future