100 coisas que farei quando for senhor do mal

Às vezes algumas histórias tristes, ou dias ruins, grudam em mim feito suor em dias quentes. Aquela sensação incômoda que causa uma camisa suada, mesmo depois que o suor seca, é como um livro mais pesado, mais indigesto, que o dia passa e ele continua vindo à memória. O livro não precisa ser ruim, ao contrário, muitas vezes bons livros, bons dramas, fazem isso de ficarem voltando para assombrar seu dia, mesmo horas depois de tê-lo terminado. Como uma indigestão.

Quando isso acontece, eu no princípio recebo estas ondas de braços abertos, escrutino cada canto da lembrança. Tento identificar o que está incomodando, se é algo bom ou ruim, um bom final, ainda que triste. Como foi feito, qual o arco que me levou  a este sentimento. Teria forma de ter outros finais? São coisas que penso enquanto analiso a lembrança. Mas depois de tempo, isso cansa. Quero ler outras coisas, fazer outras coisas, e tirar aquilo da cabeça.

Assim como um coração partido se cura com um novo amor, um livro que te assombra também é curado com outro livro. Em geral algo leve, que você já teve até a experiência de ter lido, mas que vá te reconquistando aos poucos, expulsando aquelas memórias que você quer substituir.

Um livro perfeito que eu uso, quase sempre para isso, não é um livro publicado. É uma compilação de piadas que circulam pela interent há décadas. Desde as BBS's, eu acho. Se você não sabe o que é uma BBS, você é feliz. É de antes da internet discada. Antes do UOL e do IG. Antes... Muito antes... Mas eu tergiverso, de novo.

O livro que eu gosto de recolher, recorrer, reler, é 100 coisas que farei quando for senhor do mal. O nome longo é proposital e é uma compilação, em primeira pessoa, de todos os atos falhos dos vilões no cinema. Reler é ir lembrando de que filme ou passagem se refere aquela passagem. Qual vilão se deu mal assim, qual se deu mal assado, e, aos poucos, a alegria volta à sua mente, tirando a opressão da última leitura pesada da cabeça.

Você não conhece a obra ainda? Faça download da sua aqui então:
http://dl.dropbox.com/u/2614588/100%20coisas%20que%20farei%20quando%20for%20senhor%20do%20mal.pdf

Para ler no site do tradutor: http://www.contraditorium.com/2006/02/15/as-100-coisas-que-farei-quando-me-tornar-um-senhor-do-mal/

Comentários

Unknown disse…
O item 20 fala sobre não dar risadas maníacas, :c
mas isso é tão legal quando se é um senhor do mal y.y

Postagens mais visitadas deste blog

RPG - Classe/Raça: Kobold

Overthinking Back to the future

Geração Xerox