Poesia numa hora dessas?!

Uma poesia
não é feita com palavras.
A poesia já existe,
A gente s'põe as palavras em
volta para ela aparecer
- como as bandagens do
homem invísivel, lembra?


Luis Fernando Veríssimo é famoso por suas crônicas e até mesmo seus romances, em geral, curtos ou medianos. Uma escrita caracterizada pelo humor e pela leveza, a leve crítica e confissões de um tímido notório, que no papel se solta.

Um livro menos famoso do autor, no entanto, é seu livro de poesias ilustradas, Poesia numa hora dessas?!, um obra visual e escrita, que por vezes a poesia precisa do apoio das ilustrações, dele também, para funcionarem à perfeição. O humor, traço marcante do escritor, também esta presente em toda sua grandeza e esplendor na sua obra:

Eu queria, senhora
ser o seu armário
e guardar os seus tesouros
como um corsário
Que coisa louca:
ser seu guarda-roupa!
Alguma coisa sólida
circunspecta e pesada
nessa sua vida tão estabanada.
Um amigo de le
(de que madeira eu não sei),
Um sentinela do seu leito
- com todo o respeito
(...)

Uma das coisas que mais gosto desta obra é seu humor, mas ainda mais, gosto de ler apoiado na porta da cozinha, para minha esposa, cada verso, cada linha. O humor e a leveza do Veríssimo garantem, com um pouco da minha interpretação, boas risadas entre minha esposa e eu.

Esse aliás, é um hábito saudável que mantemos, gostamos de ler coisas um para o outro. Quando eu o faço, eu gosto de ver aquela carinha linda, de quem se pergunta "aonde isso vai dar", terminar num sorriso que surge repentino, quando ela pesca a dupla referência, a conotação dúbia ou aonde ia ao autor. E seus olhos gostosos sorriem junto. Seu sorriso, quando o texto é bom, emenda uma gargalhada gostosa, que também me faz rir, da alegria dela.

Hoje, dia 9, ela está de volta. Para voltarmos à rir, um com o outro. Dos textos do Veríssimo também...
Deus
na sua infinita bondade
me botou na classe média
me livrou de ser da Arena Jovem
e e problemas de próstata.
Mas o telefone
da Luana Piovani, até agora,
nada...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RPG - Classe/Raça: Kobold

Geração Xerox

Overthinking Back to the future