Criar personagens para RPG

Uma das coisas mais divertidas do RPG é criar seu personagem. A oportunidade gigantesca de ser, por aquelas horas, toda semana, alguém completamente diferente de você, ou de ser idêntico à você. Criar o personagem, é como escrever algumas páginas de um livro, que será depois conduzido pelo mestre, junto das ações que você tomar. Criar um personagem é dar vida à um ser completo, com emoções, sentimentos, manias, e tem sempre o inconveniente de que você acaba se apaixonando pelo seu personagem.

Eu descrevi aqui, esta semana, a história de um dos meus personagens favoritos, e um dos que por mais tempo joguei, meu mago de fantasia medieval, Dancan Mcloud. Nas regras, eu defini que meu personagem, naquele mundo de fantasias igual ao desenho Caverna do Dragão, seria um humano, um pouco mais velho que a média dos heróis, sorteei seus atributos (força, destreza, constituição, inteligência, sabedoria e carisma). Escolhi suas poucas magias de início. Três que ele tinha anotadas num livro, mas só sabia como fazer uma por dia, que ele tinha que escolher pelas manhãs.

Decidi ainda, que Dancan usaria os robes comuns dos magos, aqueles pijamões cumpridos, e teria uma capa, para usar nos dias frio sobre a roupa, para se cobrir para dormir nas florestas e para carregar na sua mochila nos dias quentes. E teria um cajado de madeira, para ajudá-lo a caminhar e, vez ou outra, afastar monstros com ajuda do cajado. Em teoria, além de outras miudezas como dinheiro inicial, o personagem estava criado. Estatisticamente, pronto. Mas o que deu vida ao personagem, não foram as estatísticas, mas foram as personalidades que criei.

Meu mago sempre falava com voz de velho. Uma voz cansada. Também não gostava de falar palavrões, e sempre dizia "baralho" quando queria ofender. Era viciado em jogar baralho, sempre que podia, tinha bom coração, gostava de ajudar os outros, mas era muito ingênuo sobre os perigos do mundo externo. Pronto. Este sim, era meu personagem, meu mago. Meu Dancan.

Para completar um personagem, tem uma parte opcional, que torna diversos jogadores de RPG em autores ao longo do tempo. Escrever o passado do personagem e porque diabos ele decidiu arriscar a própria vida fora das cidades e do conforto de suas casas. Esta parte chama-se escrever o Background do personagem. Vocês conheceram parte do Background do meu mago esta semana que passou, quando contei que ele tinha um amigo com muitos livros, um amigo mago, de quem herdou a torre, mas nunca foi um tutor para ele, e por isso ele sabia tão poucas magias no início do jogo. Apenas uma por dia. E todas que não usavam componentes materiais, pois ele era preguiçoso de ficar procurando estes itens raros e estranhos.

Se você pudesse ser um herói de uma fantasia medieval fantástica, quem você seria, e por que? Arrisque-se a escrever um pouco sobre ele nos comentários. Não se preocupe com dados, apenas invente um bom iniciante neste mundo de aventuras.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RPG - Classe/Raça: Kobold

Geração Xerox

Overthinking Back to the future