Overthinking: Of Monsters and Men


Gosto do inglês pela flexibilidade com que expressões nascem e são utilizadas. Num episódio do seriado Supernatural, em um momento alguém chega no elevador a alguém que ele pensa conhecer, e diz algo sobre seus sonhos, aquele tipo de assunto que gera no mínimo, constrangimento se tratadas em público, e o outro rapaz responde: "Dude, you overshare", algo como, você sobre-compartilhar, você compartilha demais! Este tipo de expressão, não esta particular, mas a forma sutil e elegante do inglês de se referir à pessoas e a comportamentos, são coisas das quais eu me apaixono ao aprender um idioma.

Para mim, uma expressão que logo de cara se aplica, é "Dude, you overthinking". Eu gosto de analisar coisas, e ver/encontrar/aplicar significados à coisas que não necessariamente tenham. Às vezes eu acerto. Na maior parte do tempo, contudo, eu erro. Mesmo assim, esta forma de agir sempre me ajudou a deduzir funcionamentos, encontrar "extras" numa trama de filmes ou seriados de TV. Battlestar Galatica é um exemplo. A trama não é relativamente complexa, mas o mote da história "Tudo isto que está acontecendo agora, já aconteceu antes, e voltará a acontecer de novo e de novo", falando sobre os erros da humanidade e como estamos fadados a repeti-los, às vezes fica mesmo um pouco complexo. Foi quando o meu conceito de adivinhação dedução e colocar fatos em uma linha imaginária me valeram para explicar como funciona a história.

Eu contei tudo isso para dizer que eu me apaixonei por este clipe da banda norte-americana "Little Talks", "Of Monsters and Men". Eu vi esse clipe sem querer, na Mtv, e esqueci de ver o nome da banda ou da música. Que desespero para reencontra-lo. Buscava tentando descrever as cenas. Nem uma palavra da música tinha ficado na minha mente, para me nortear. Por sorte eu lembrei do canal do YouTube, VEVO, que é dedicado à músicas. Fui em alternativo/indie e encontrei: Melhor clipe de 2012! (Na minha opinião, bem elegido).

O clipe retrata um curta metragem, a busca de cinco tripulantes por um meteoro desconhecido, e seu retorno para casa, cruzando por regiões desconhecidas e por monstros. No meteoro, contudo, eles encontram uma espécie de fada em escala humana. E este ser passa não só a acompanhá-los, como também defendê-los dos monstros que eles vão encontrando.

Me fascina nesta animação duas coisas: primeiro e que salta aos olhos, é a qualidade da imagem, da animação, em cenas lindas que mesclam o clima de filmes de ficção dos anos 30, com aquele stop motion e um tom preto e branco, (lembra muito o clipe do Smash Pumpking, Tonight Tonight), mas com a resolução da computação moderna, tornado o clipe belíssimo.

Outro detalhe, agora imergindo na história, é a valentia dos tais 5 marinheiros/expedicionários. Eles passam por situações absurdas, possuem uma fada mágica poderosíssima, e mesmo assim, diante de cada monstro ou dificuldade, não se voltam para ela, em busca de esperança ou pedindo socorro. Simplesmente enfrentam a situação, até serem salvos. Achei sensacional. O roteirista poderia ter imposto esses "olhares suplicantes" ou determinado que os personagens "buscam para a 'fada mágica do meteoro' em busca de auxílio", mas eles escolheram que os personagens só olham adiante, só buscam a próxima ação, o que dá para fazer, como enfrentar a dificuldade.

Nós somos homens (a raça, não o gênero), e enfrentamos nossas dificuldades, nossa curiosidade infinita nos impulsiona sempre à frente, não importa o que aconteça, o quão grande seja o monstro. É o que eu tiro do filmezinho, mas, de novo, eu posso estar apenas "overthinking" um mero trailer musical...

Comentários

Editora Delearte disse…
Eu não tinha percebido isso no vídeo até você me mostrar e achei também uma coisa muito bonita da estória. You do not overthink!
odetecampos disse…
Nao consegui abrir o clipe.
Anônimo disse…
of monster and man eh islandesa, não norte americana

Postagens mais visitadas deste blog

RPG - Classe/Raça: Kobold

Geração Xerox

Overthinking Back to the future