Narrador de RPG - o que é ser mestre

Quando falamos do RPG, falamos sobre como fazem os jogadores, sobre criar personagens e sobre a interpretação dos mesmos. Mas não falamos muito sobre o jogador principal do RPG, o Mestre de Jogo, também conhecido como Narrador, ou Mestre da Masmorra.

Se no jogo Banco Imobiliário, alguém tem que ser o banco, no jogo de RPG, alguém tem que narrar a história e interpretar todos os outros personagens com quem o grupo de jogadores interage. Isso significa que se quatro jogadores estão interpretando agentes do FBI, da divisão de Arquivos X, quando eles entrarem num bar para fazerem perguntas, caberá ao Mestre do Jogo não só descrever como é o bar que eles entram, mas também interpretar cada um dos habitantes daquele bar.

Geralmente o Mestre do Jogo já conhece todo o jogo, sabe todas as respostas das charadas e cria meia dúzia de personagens chaves para a condução do jogo, com os quais os jogadores deverão interagir. Cada personagem que o mestre crie, não precisa ter uma ficha de jogo preenchida nem precisa ser feito segundo as regras. Como estes personagens em geral duram pouco, são figurantes, recepcionistas de bar, capangas ou vilões principais, que serão vencidos ao longo do jogo. Mestrar, ou Narrar, é como escrever um livro, quem lê não sabe o final ou o que vem pela frente, mas quem mestra, já criou a história, e quem joga, está seguindo e interagindo com ela.

O mestre não compete com os jogadores, no RPG não há vencedores, há a história, pronta, e os jogadores desafiados a trabalharem em equipe para vencerem na história. Eles podem não seguir a história, eles podem ir na contramão do desafio, e o mestre deve controlar a situação. Não é fácil ser mestre, mas é reconfortante quando, ao final de duas, três horas de jogo, você todos dando risadas e comemorando juntos um sucesso que queriam alcançar, sucesso que você estabeleceu os limites, colocou desafios e mediu forças, fazendo ser recompensante a partida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RPG - Classe/Raça: Kobold

Geração Xerox

Overthinking Back to the future