Vida de escritor amador


A vida de escritor amador não é tão requintada quanto os seriados ou o Paulo Coelho pintam a vida de um escritor profissional. Enquanto Paulo Coelho pratica arqueirismo em Paris, ou enquanto o escrito ficcional Richard Castle, do seriado Castle, tem o desbunde de lançar seus livros na vida real, e faz fortuna, na ficção e na realidade, um escritor amador, como eu, escreve no metrô, na fila de espera de bancos, no hospital e enquanto faz a faxina.

Só para explicar a referência à quem não conhece, o seriado Castle, recentemente veiculado pela Globo nas sextas feiras à noite e dublado pelo brilhante Guilherme Briggs (o mesmo do Freakazoid e o Cosmo de Padrinhos Mágicos, entre outros), aborda um escritor que tem seus romances policias transformados em crimes reais por um serial killer. A investigação acaba unindo a investigadora Katherin "Kate" Beckett e o escritor, de antagonistas do episódio um a aliados, no melhor estilo do seriado, ainda mais velho, A gata e o rato, de quando Bruce Willys ainda tinha cabelo.

Na série, o escritor Richard Castle (interpretado por Nathan Fillion) é um milionário que fez sua fortuna através de seus best sellers policiais, e não tem medo de gastar o dinheiro para manter-ser na cola da investigadora e se divertir no processo. Ir à cenas de crimes com sua Ferrari ou fazer um colete à prova de balas, escrito "Writer" são exemplos de sua forma de ver a vida.

A cada tanto, na série, o "escritor" aparece voltando de suas férias onde saiu para escrever e publica um novo livro. Pois bem, alguém achou que seria maneiríssimo se estes livros, tão citados no seriado, vissem o mundo real e foram, de fato, publicados. (Eu tenho uma amostra grátis de dois deles, ainda não tive coragem para comprá-los. Ainda.).

Claro que nem Paulo Coelho ou Richard Castle começaram a escrever já morando em grandes mansões, mas quando penso na média de leituras do Brasil e tão poucas apostas feitas em escritores anônimos como eu próprio, prevejo continuar a escrever assim, escondido e espremido nos intervalos livres.

Comentários

Editora Delearte disse…
Você j;a escreveu sobre o assunto: um escritor escreve porque realmente gosta do que faz. Mesmo seja colando suas produções em um orelhão, sem identificação, sem nome...

Postagens mais visitadas deste blog

RPG - Classe/Raça: Kobold

Geração Xerox

Overthinking Back to the future