A Ordem e The Book of Cain
Não de hoje que jogos têm inspirados romances. Cada vez mais o background de um jogo tem ficado tão rico que é inevitável não se entusiasmar com o cenário e se inspirar a escrever suas própria histórias naquele mundo. O mundo dos games, como a Blizzard não perdeu tempo e passou a publicar estas histórias. Já desde o Diablo 1, de 1996, algo tem sido rascunhado, mas como este livro A Ordem, ainda não tinha saído nada.
O livro apresenta o condutor dos jogos Diablo e Diablo II, Deckard Cain, narrando sua busca de redenção, por se sentir culpado pelo mal que assola o mundo de Santuário do Jogo. O livro, não apenas apresenta uma aventura de fantasia medieval sombria, com dois personagens pouco usuais, um velho mago sem magias (mas com um número de pergaminhos) e uma criança assustada e orfã, Lyah, mas o romance também serve de ligação entre os jogos I e II da franquia e uma introdução ao jogo Diablo III.
Se você nunca jogou nenhum dos jogos, tudo que você perderá será um par de referências, o livro é um volume bem fechado, servindo tanto aos jogadores antigos como recém introduzidos ao universo, ao mesmo tempo, sendo também um romance delicioso para se ler, mesmo se você não joga nada.
Deckard Cain é o último integrante da antiga ordem dos Horadrins, uma ordem antiga de sábios que buscavam o conhecimento para manter o equilíbrio no mundo. O problema é que Deckard, o último integrante, é também um desertor da sua própria ordem. Os longos períodos de paz que cobriram sua infância e vida adulta o fizeram crer que as histórias que narravam sua mãe eram apenas histórias infantis, que a loucura fizera sua própria mãe crer nelas como se fossem verdade. Somente quando o mal se abateu sobre sua cidade, Tristam, a verdade veio à tona, mas já era tarde, o mal havia tocado seu mundo.
Neste livro, o mal já foi vencido duas vezes, nos jogos Diablo I, onde Tristam é salva, e no jogo Diablo II, onde Tristam cai, mas o mundo é salvo, numa longa cruzada pelo mundo de Santuário (esse é o nome do mundo). Mas a segunda vitória veio por um custo muito alto, o sacrifício de um dos protetores do mundo, o arcanjo Tyrael. E uma sombra, que persiste cobrindo o sol, deixando os dias tristes. Deckard, escutando rumores que sua antiga ordem dos Horadrins estavam se reunindo, para compreender as mudanças no mundo, parte numa jornada por diversas cidades em busca da verdade, haverão outros Horadrins? Ele não é, afinal, o último e com um conhecimento incompleto?
Um livro muito bem escrito, com excelente ritmo, que mantém o leitor preso à cada página, além das descrições das cidades caídas, antigas capitais de sabedoria, hoje habitadas por bandidos, e coisas piores. Em geral este gancho utilizado em diversos romances, é prático, mas difícil de descrever, enquanto que no livro A Ordem, estas cidades são descritas de forma soberba, a tensão de uma cidade nos estertores do mal, com cidadãos que seriam rejeitados em qualquer outro lugar, e o único lugar que encontram, é o mesmo que eles temem. Melhor que muitos romances de Ravenloft que eu já li.
Outro gancho excelente que este livro apresenta, além de ser uma brilhante introdução ao jogo Diablo III, uma apresentação do que ocorreu nos jogos I e II, este livro também apresenta um outro livro do cenário do jogo, o livro escrito pelo próprio Deckard Cain, chamado de Book of Cain. Um jogo, que inspirou um livro, que deu origem a outro livro, escrito agora pelo próprio personagem. É um caça níqueis, mas é um que deu certo. Este segundo livro é igualmente brilhante, onde "Deckard" descreve em primeira pessoa, sua própria história com mais detalhes para sua nova aprendiz, Lyah.
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