Resenha: Linux, comece aqui!

Ontem terminei de ler um destes livros que te fazer se perguntar, por que eu não pensei nisso antes? Assim é livro Linux: comece aqui, de André Campos Machado, Aroaldo Veneu e Fernando de Oliveira, da Editora Campus.

O livro através de uma história de fundo, onde uma pessoa é submetida à um tratamento de choque para deixar de gastar em softwares para seu PC, se vê sequestrada e deixada à revelia numa casa no meio do nada, com apenas um PC velho e uns CD´s de um tal Fedora Core 2 para instalar e usar. E na forma de um diário, o personagem Silva vai revelando funcionalidades do Linux, sempre com um tom comparativo ao universo Windows, que tantos de nós já estamos familiarizados. Há, como um bom programa de computador deve ter, alguns easter-eggs ao longo da história, os quais não vou revelar aqui, mas eu adianto,
seu tratamento dura aproximadamente 15 dias, e deu uma inveja danada da forma como ele foi ”tratado à choque”, terminando suas notações no diário com uma ”cervejinha” e começando sempre com um ”lanchinho”.

De críticas ao livro, eu deixo que a velocidade da história é um pouco aquém, dava para aprofundar naquilo que se ensina, mal se toca no quesito comandos de terminal, e que o tom de crítica ao Linux também é mais ameno que deveria ser. Por vezes é frustrante não conseguir algo que se quer fazer, ainda mais no Fedora Core 2, um linux que é restrito à tudo que não for 100 % aberto, com isso formatos MP3 e flash e JAVA estão fora do cardápio. Tente se virar no mundo real sem isso. Não dá para usar o bankline, para se ter uma ideia, ou ver vídeos no YouTube...

Mas de forma geral, o livro com uma linguagem cativante cumpre seu objetivo, de garantir que ao final de sua leitura, o mais leigo dos leitores sejam capazes de instalar os CDs que acompanham ao livro e usem, o mínimo que seja, o Fedora.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RPG - Classe/Raça: Kobold

Overthinking Back to the future

Geração Xerox