Pokéthulhu - O RPG

Desde que o RPG surgiu, duas tendências de jogos surgiram com ele. Enquanto os jogos sérios buscavam criar caixas, com inúmeros acessórios e regras complexas, como o D&D, GURPS e Storyteller, uma segunda vertente surgiu de criar jogos paródias, com o mínimo de regras, quase que propositalmente regras falhas, com erros absurdos propositais, e que fazem paródias a algo.

No Brasil o Defensores de Tóquio surgiu assim, mas sua regras acidentalmente tão bem amarradas, acabaram se tornando um jogo genérico (que serve em qualquer cenário de jogo), mesmo que o atributo inteligência, originalmente dado como, na versão 1 do jogo: "não tem, você já viu herói japonês usar a inteligência", e ficou assim até hoje. Não tem inteligência. Ponto.

Um destes jogos paródias que eu simplesmente adoro é o Pokéthulhu, um jogo que mescla cultistas de Cthulhu que adoram e... colecionam (?!) os deuses ancestrais em seus bolsos com o objetivo único de... fazê-los lutar! É a mistura do absurdo de Pokemon, Cthulhu e rinhas de galo, na versão RPG...

Em Pokéthulhu você é uma criança, de 9 a 16 anos, num mundo que é formado numa eterna férias de verão, onde as crianças não vão a escolas, e adultos apenas mantêm o mundo funcionando. Seu objetivo é circular o mundo, em busca de obter os 400 deuses de bolso dispersos por ele.

No aspecto regras, não poderia ser mais fácil, o jogo utiliza o único dado de doze lados, chamado de sagrado dodecaedro, e cada cultista tem 6 atributos: Escolaridade, Sanidade, Educação Física, Roubar, conhecimento em Pokéthulhu e Falar bobagens. As regras para esses quatro atributos são fáceis:

Regra 1: Sua idade determina o seu nível escolar máximo, igual à sua idade menos quatro, no máximo.
Regra 2: Todos os atributos devem ser de no mínimo 1 e no máximo 12
Regra 3: A soma de sua escolaridade, sanidade e conhecimento pokethulhu não posso ser maior que 13
Regra 4: Todos seus atributos somados não devem ultrapassar 30, nunca, ou o narrador poderá matá-lo.

Um jogo divertido, com os mais bizarros bichos, numa interessante mistura de ambientes, que acabaram somando muito bem. Um jogo que eu realmente recomendo, pela loucura e pelo insano que é o jogo. Ele vai pegar todos vocês!

http://www.devir.com.br/rpg/pokethulhu.php

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Geração Xerox

RPG - Classe/Raça: Kobold

Overthinking Back to the future