Pedro Lorenço - Fashion Designer

Quem sempre valorizou a indústria brasileira, em palestras e artigos, como eu, pode cometer o erro que eu cometi: filho dos cursos técnicos e graduações mecânicas, acabo esquecendo indústria não é somente aquela que contém máquinas pesadas, graxa e sujeira. 

Em visita ao ateliê do designer Pedro Lorenço, fui lembrado que existem milhares de outras indústrias, além da minha vã filosofia. Quando fui avisado que faria a visita a este cliente, imaginei aqueles cenários de novelas e filmes, um ateliê com carpete de madeira, roupas penduradas pelas paredes e cortes e peças bizarras, de passarelas, com modelos nuas andando para cima e para baixo. E apesar de abundar em preconceitos, o lugar era tudo isso que eu imaginava, e muito mais.

Logo ao chegar ao aconchegante edifício na rua dos Cariris, em Pinheiros, fui surpreendido pelo número de funcionários no local, os quatro carros da empresa no estacionamento da empresa. O volume incrível de tecidos que entra e sai do edifício. E concluí que todos meus preconceitos eram infundados.

Quando Merryl Streep fala no filme, O diabo veste prada, que a moda move o mundo, ela não está mentindo. O alto preço das peças paga por funcionários altamente qualificados, num mercado incrivelmente concorrido. As conversas de corredores são marcadas com comparações entre designers, crises econômicas, tecidos mais ecológicos e formas mais acessíveis de produzir a moda. 

Tal qual os livros, filmes, teatros e fotos são registros culturais históricos, marcando o comportamento de uma era, a roupa é outro acessório que faz esse marco. Não por acaso sabemos ao bater os olhos, em qual época tal novela ou filme se passa. As roupas são sem dúvida, um dos mais importantes registros históricos culturais, e estar inserido nesse cenário, com essa visita, me enche de orgulho. 

O Brasil é um mercado que tem, à despeito de formas produtivas e tecnologias, os mais criativos designers do mundo. Não é apenas Havaianas, como falo provocativamente em minhas palestras. Schultz, Glória, Pedro Lorenço, Reinaldo, centenas de artistas, criadores, empresários, geradores de empregos e desenvolvedores de produtos. Produtos ainda mais essenciais que carros e computadores, pois eles precedem estes. Parabéns Brasil, parabéns Pedro Lourenço, Stratasys, LWT e tantos envolvidos nesse mercado maravilhoso. Parabéns...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RPG - Classe/Raça: Kobold

Geração Xerox

Overthinking Back to the future