Resenha: O livro verde



the green book, por elizabeth rogers & thomas Kostigen.

eu estava em curitiba há dois anos atrás, e vagando entre um cliente e outro, tive um cancelamento que me renderia eternas três horas na rua, sem uma base fixa para voltar e esperar dar a hora da visita. é muito ruim estar em visita em outras cidades, pois o tempo não passa quando se está com tempo. não há onde ancorar. felizmente, em curitiba, eu achei uma opção, um sebo excelente no centro histórico, e lá, vagando, achei esse livro.

quem me conhece, sabe que busco ser mais amigável do meio ambiente. ainda não abraço arvores nem vou à protestos contra desmatamento, mas tento viver de forma a minimizar minhas pegadas ambientas, sobre tudo, por que é mais barato viver assim... 

e foi justamente por pensar como eu, que esse livro ganhou um espaço na minha estante, permamente, um livro, que a cada capítulo tem artistas contando sobre suas próprias vidas e sustentabilidade, intercala com lições tão banais e simples de se aplicar, que nos perguntamos, seja isso melhor ou não para o planeta, é sem dúvida melhor para mim mesmo, coisas mais fáceis de serem feitas e mais baratas de serem feitas, do que as formas instantâneas. 

alguns exemplos vêem na própria lombado do livro, e estas eu já divulgo aqui também, para você correr atrás:

- Prefira Notebooks à Desktops, o consumo é 220kWh menor por ano;
- Pneus calibrados duram mais e fazem o combustível ter melhor consumo;
- Feche as cortinas nos dias quentes e frios, o isolamento térmico funciona nos dois sentidos e você econimiza em ar condicionado, ventiladores ou aquecedores;
- Microondas são mais econômicos que fornos elétricos;
- Beba água filtrada ao invés da mineral, a economia pode chegar à 1,5 milhão de toneladas plásticas em garrafas, o bastante para fazer dois filtros por ano, para cada habitante da terra;
- Prefira garrafas de vidro, a energia para produzir ou reciclar o alumínio (latas de 350ml), dair para fazer quase duas garrafas de vidro do mesmo tamanho;
- Leia jornais na internet, substitua o extrato bancário pelo digital e faça convites online, diminua o uso de papéis, embalagens e correios...

Estes são apenas alguns dos exemplos do que é possível obter com o uso correto de recursos, todos mais voltados a fazê-lo gastar menos, e salvar o planeta é somente um efeito colateral... Então, vamos embarcar nessa?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RPG - Classe/Raça: Kobold

Geração Xerox

Overthinking Back to the future