Dia da toalha


Parabéns nerds, hoje é mais um dia da toalha! Mas eu reparei hoje que há certa confusão sobre o que é o dia da Toalha.

Algumas empresas em suas contas corporativas chamaram de orgulho nerd, dia Geek, e tudo só não faltou chamar de dia do CDF e dos "quatro olhos", por que o GordoGeek fez isso por eles.

Afinal, o que é o dia da toalha? É mais um dia que celebramos o nascimento do autêntico DNA da Inglaterra, Douglas Noel Adams, autor dos livros Guia do Mochileiro das Galaxias, O restaurante no fim do universo, A vida, o Universo e Tudo mais, Até mais e obrigado pelos peixes, Praticamente Inofensiva e do Salmão da Dúvida, lançado hoje no Brasil. Não é dele, mas pertence a esse universo, E tem outra Coisa, de Eoin Colfer, seu amigo e por ele inspirado a escrever. E a toalha em tudo isso?

Segundo ele, a toalha é um dos objetos mais úteis para um mochileiro interestelar. Em parte devido a seu valor prático: você pode usar a toalha como agasalho quando atravessar as frias luas de Beta de Jagla; pode deitar-se sobre ela nas reluzentes praias de areia marmórea de Santragino V, respirando os inebriantes vapores marítimos; você pode dormir debaixo dela sob as estrelas que brilham avermelhadas no mundo desértico de Kakrafoon; pode usá-la como vela para descer numa minijangada as águas lentas e pesadas do rio Moth; pode umedecê-la e utilizá-la para lutar em um combate corpo a corpo; enrolá-la em torno da cabeça para proteger-se de emanações tóxicas ou para evitar o olhar da Terrível Besta Voraz de Traal (um animal estonteantemente burro, que acha que, se você não pode vê-lo, ele também não pode ver você -estúpido feito uma anta, mas muito, muito voraz); você pode agitar a toalha em situações de emergência para pedir socorro; e naturalmente pode usá-la para enxugar-se com ela se ainda estiver razoavelmente limpa.Porém o mais importante é o imenso valor psicológico da toalha. Por algum motivo, quando um estrito (isto é, um não-mochileiro) descobre que um mochileiro tem uma toalha, ele automaticamente conclui que ele tem também escova de dentes, esponja, sabonete, lata de biscoitos, garrafinha de aguardente, bússola, mapa, barbante, repelente, capa de chuva, traje espacial, etc, etc. Além disso, o estrito terá prazer em emprestar ao mochileiro qualquer um desses objetos, ou muitos outros, que o mochileiro por acaso tenha “acidentalmente perdido”. O que o estrito vai pensar é que, se um sujeito é capaz de rodar por toda a Galáxia, acampar, pedir carona, lutar contra terríveis obstáculos, dar a volta por cima e ainda assim saber onde está sua toalha, esse sujeito claramente merece respeito.
Daí a expressão que entrou na gíria dos mochileiros, exemplificada na seguinte frase: “Vem cá, você sancha esse cara dupal, o Ford Prefect? Taí um mingo que sabe onde guarda a toalha.” (Sancha: conhecer, estar ciente de, encontrar, ter relações sexuais com; dupal: cara muito incrível; mingo: cara realmente muito incrível.)

Daí que o texto acima, extraído daqui, explica finalmente que o objeto ícone ao longo de todos esses livros do Douglas Adams, também termine por representar o dia em que o próprio autor nasceu. As gírias podem parecer meio setentístas para os dias de hoje, e são mesmo, o livro originalmente foi uma radio novela, lançada ao ar em 1978, pouca coisa depois do movimento hippie dominar os cenários mundiais/ocidentais. E de lá para cá essa novela não parou nunca de crescer, se tornando várias edições de radio novelas, publicada como quadrinhos, livro, uma série de TV e, claro, o filme da Disney, que sejamos honestos, não faz jus aos livros, mas é um bom filme (apenas bom).

E por que hoje? Simples, no dia 25 de maio de 1952, nascia este incrível autor, em Cambridge, Inglaterra, terra de outros grandes autores, como C. S. Lewes, Shakespeare e Tolkien, entre tantos e tantos outros...

Douglas Adams e Tolkien compartilham algumas semelhanças, como a origem inglesa, a dedicação de uma vida a um universo criado por eles, o sucesso na era hippie e como foram abraçados pelos nerds. Além disso, assim como Tolkien ainda era professor universitário e filólogo, Douglas também era colunista sobre tecnologia, amante e defensor da natureza (chegando uma vez a escalar o Kilimanjaro usando uma fantasia de rinoceronte, para chamar a atenção sobre a preservação desta espécie, fato ainda mais marcante, quando levamos em conta o que o físico do autor não requeria enchimentos na sua fantasia), e por fim, Douglas era um amante da vida.

Seu livro mais recentemente lançado no Brasil, O salmão da dúvida, é uma compilação de seus artigos, textos, rascunhos, ideias e cartas, que exploraram um pouco mais sobre quem foi o autor do universo de H2G2 (the Hitchhickers Guide to the Galaxy, em inglês e abreviado, para O Guia do Mochileiro das Galáxias).

Mas Douglas Adams não é o único responsável pelo dia do Orgulho Nerd, afinal, hoje também se celebra a estréia de Star Wars (na época, episódio I, hoje, episódio IV), nos cinemas, 25 de maio de 1977. Ajudando de fato a criar certa confusão.

Tudo esclarecido, só resta uma pergunta: você sabe onde está sua toalha? 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RPG - Classe/Raça: Kobold

Geração Xerox

Overthinking Back to the future