Sobre atrasos nas tarefas

Quando você esta devendo alguma informação ou trabalho para alguém parece que tudo que você faz depõe contra você. "Ahá! Então você teve tempo de almoçar, mas não para fazer o que eu te pedi!", "eu vi que você publicou no seu blog ontem à noite e não fez o que te pedi", "eu sei que você esta no banheiro, mas só leva um minutinho, pode ver isso para mim agora?".

Mas a cobrança externa não é o pior, a cobrança interna é a pior. Sabendo que eu devo tanto para tantos, eu não consigo fazer nada para mim com aquela culpa que só o gordinho que ataca à geladeira à noite sabe o que é. Escrevo no blog, com culpa, vou ao banheiro, com culpa e atraso meus compromissos financeiros e pessoais para tentar deixar claro que, se minha vida pessoal está atrasada, eu posso atrasar com você também. (ninguém percebe isso).

É incrível como deixei chegar à isso. Em todos meus empregos, em toda minha vida profissional, eu me ferro. Mas se eu posso fazer um pouco de auto análise, (e se você acha que não, você talvez não devesse estar me lendo... Não péra, volta aqui, eu paro! eu paro!), tem um sentimento que eu odeio mais do que o sentimento de atraso das minhas tarefas, e é o sentimento de "isso não é da minha conta".

O Brasil está tendo a pior copa dos últimos tempos, logo nós, o povo mais pé na bola do mundo, mais comprometido com o futebol do mundo. Faltaram obras, roubaram dinheiro, nenhuma das obras de infraestrutura (aquelas que a FIFA não inspeciona) foram feitas. Como o metrô/trem de São Paulo para o aeroporto, que há 14 anos é anunciado e, sem um único prego ter sido pregado, já custou mais que um dos estádios da copa entre licitações, projetos, prévias, maquetes e animações de computador.

E o responsável por isso tudo? Nós todos. Aqueles dentre nós que não recolhemos um papel de bala do chão, mas reclamamos da sujeira, aqueles que vemos aquele conhecido se gabando do dinheiro público que ganhou, e não fazemos nada, nem sequer o interrompemos. Aqueles que sabem como fazer algo bem e rápido, e não fazem, porque não é seu departamento.

No trabalho, tudo que eu sei, tudo que eu posso fazer para ajudar, eu tento, eu falo, eu faço. E aí, aqueles que são do time "não é meu trabalho" comemoram, atiram tarefas nas minhas costas. Acumulo, guardo, e, quando vejo, estou deixando trabalho para trás, não estou fazendo o meu melhor, ou o pior, faço de qualquer jeito. Faço nas coxas, que é como fazem mesmo...

Luto, luto para me manter ocupado, mantendo meus dias preenchidos, gritando, jogando coisas para cima, mas fazendo. E ficando louco. E desabafando num blog. Com culpa, porque tem tarefa me esperando...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RPG - Classe/Raça: Kobold

Geração Xerox

Overthinking Back to the future