Tecnologia e devices

Segundo a lei de Moore, o poder dos processadores irá dobrar a cada ano, e na mesma proporção seus tamanhos serão reduzidos à metade a cada ano. E isso tem corrido bem até agora.

O que eu não consigo entender, é por que o tamanho dos arquivos tem crescido tanto? Pages, Keynote e Number têm, cada um, ao redor de 450Mib. iPhoto, iMovie têm 1Gib cada um. Isso não seria tanto um problema com o crescimento constante também dos HD's, com exceção daqueles que optaram por um Ultrabook, que de ultra têm o tamanho diminuto de seus discos. O meu MacBook Air, por exemplo, tem 64Gib. O que significa que o MacOS, seus updates, suite office, iMovie, iPhoto e Garage Band, sem arquivos alguns neles, me deixam 13Gib livres. Eu tenho 7,3Gib de músicas, e 4Gib de fotos. Resultado? Menos de 2Gib livres para dados.

Eu sei, eu sei, você vai me dizer que a culta é minha e que o Ultrabook é "evidentemente" a segunda máquina que alguém deve ter, aquele portátil entre um desktop e um iPad ou iPhone ou Smartphone grande. Aquele membro intermediário da família, certo? Pois bem, eu não defeco moedinhas, e isso, de ter no Macbook air minha segunda ou terceira máquina, para usar nos dias ímpares que fazem sol, é bobagem. É minha máquina principal sim. E ponto.

Então o que fazer? Eu não sei quanto ao resto do mundo, mas no momento eu estou rodando Ubuntu 14.04 na minha máquina. Quem me conhece sabe que essa não é minha primeira incursão no sistema operacional livre, ao contrário, sou amante da plataforma, mas sempre a releguei pelo fato de... bem, eu paguei também pelo MacOS e por que eu tiraria ele para colocar algo grátis em seu lugar? Finalmente a resposta faz sentido.

Acontece que o Ubuntu, com todos os acessórios ao sistema operacional, LibreOffice, Amarok (player musical), Kino (editor de filmes), ShotWell (iPhoto) e tudo mais que você quiser imaginar, ocupam apenas, supreenda-se, 4Gib! Apenas isso. Tenho, pela primeira vez desde que formatei o HD e aí não tinha nada mesmo, 57Gib livres! Minhas músicas e fotos, eu invariavelmente perdi. Perco sempre que começo o comichão de migrar de sistema operacional em sistema operacional, mas colhi também outras vantagens... A internet de 1Mb aqui de casa, subitamente, voltou a ser suficiente para o computador, com downloads e updates do tamanho de 1 à 10 Mib, com atualizações e programas em tamanhos que caberiam num Palm velho...

Falando em Palm, o melhor editor de texto móvel da minha vida sempre foi o Documents to Go, da DataViz, não por acaso corri comprar quando ele saiu para iOS também, no meu iPod Touch 2a geração, e uma coisa que não canso de me perguntar é, como diabos o Pages pode ter 500Mib? Sério, que recurso misterioso ele precisa, que um editor de textos para Palm, com grandes 50Mib para a época não tenha? Eu não sei, acho que por isso escrevi um livro no Palm mais rápido do que escrevi num PC ou Mac até hoje (e com mais erros)...

Update:

10/6 - E o Ubuntu já saiu do Macbook... Deu lugar ao Windows 7 Home Premium. Com o Windows 8, o resultado era que a máquina voltava a faltar em HD, com o Windows 7, o resultado é aceitável. No momento, estou com LibreOffice e Windows 7 instalados, e tenho ao redor de 20GiB livres. Not so much, but enought...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RPG - Classe/Raça: Kobold

Geração Xerox

Overthinking Back to the future