Resenha: Sério Os Heróis do Olimpo

Rico Riordan não chega a ser nenhum gênio da escrita, mas de uma forma honesta e um ritmo intenso, seus livros estão longe de serem apenas mais uma obra derivada de Harry Potter. Se no cinema a franquia ainda não decolou, o segundo filme saiu apenas recentemente, e eu honestamente não vi, as sagas nos livros têm um volume incrível.

Particularmente eu não li nenhuma das muitas novelas anteriores desta obra, aliás, foi muito acaso que me trouxe até o primeiro livro, O herói perdido, desta novela em cinco, foi um bônus para um livro grátis e um livro com um dragão na capa que me apresentaram Jason Grace, Piper e Leo, e uma sensação incômoda de que já conhecia não estes heróis, mas os dos bastidores, de algum lugar.

Quando Annabeth aparece, lá para a metade do livro, eu pensei que estava lendo um spin-off, uma derivação das obras de Rick Riordan, em particular do Pearcy Jackson, o ladrão de raios, este sim, um filme que vi. Conforme as obras avançavam e não terminavam, percebi que a obra era de um universo maior, uma união de heróis de diferentes acampamentos meio deuses, Nova Roma e Acampamento meio sangue, Roma e Grécia, e seus deuses iguais, só que diferentes.

Se a história perde em profundidade, pois esse não é seu objetivo, ao menos é uma aula, e uma senhora aula, da história antiga, de mitologias e de um mundo de coisas que podem ser relativamente úteis sim, até mesmo no mundo real. Ler as lendas e suas interpretações modernas é muito divertido, e as personalidades malucas que Riordan cria são um bônus à parte.

Passei um pouco mais do que uma semana para ler os três últimos livros, houveram momentos que a história parecia demasiada devagar, para render os cinco livros, mas os capítulos lentos eram compensados pelo dinamismo em seus finais, intensos. Riordan também aposta que seus leitores cresceram, colocando descobertas mais cotidianas e reais na vida destes adolescentes, fiquei surpreso e feliz de ver que ao meio de tanta coisa maluca, o autor conseguiu tempo para abordar a sexualidade e homossexualismo de uma forma bastante honesta.

Em linhas gerais, cinco livros que recomendo para quem busca desligar o cérebro, mas não o bastante para não aprender um pouco de mitologia e história antiga, e embarcar numa aventura com dramas, ação e muito bom humor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Geração Xerox

RPG - Classe/Raça: Kobold

Resenha: Angus, de Orlando Paes Filho