MixRadio, Nokia



Falando de tecnologias long-gone, é interessante ver que a Nokia já vendeu mais câmeras fotográficas por um período de tempo, do que as próprias fabricantes de câmeras de celular. Muitas dessas fabricantes nem usavam as lentes da Nokia, umas das melhores até hoje, Carl-Weiss. A idéia de uma Nokia para sempre, eterna foi tal que o filme Star-trek, no reboot, faz um jovem James Tiberius Kirk dirigir um carro com console central da Nokia, numa mesma época - mesma cena - que uma moto voadora o perseguia. 

Mas a Nokia não resistiu às novas tecnologias, infelizmente. Comprada pelo Microsoft (isto é, sua divisão de celulares ao menos), a empresa vê a cada novo Lúmia sua marca encolher. Pode ser questão de tempo qté sumir de vez.

A Nokia é um tipo de Galadriel dos Smartphones, assim como a Elfa de O Senhor dos Anéis surge no mundo antes do Sol e da Lua, antes dos homens e dos Ents (mas depois dos anões, hehehe), a Nokia também estava lá, quando o primeiro PDA do mundo, o inglês Psion, saia do mercado e o sistema operacional EPOC virava o Simbian. O problema é que assim como os elos existiram para preparar o mundo para a chegada dos homens, a Nokia abriu caminho para os novos sistemas operacionais. 

Mas não foram só câmeras e designs malucos que tornaram a Nokia famosa, ela também tinha uma mão rara para criar aplicativos. Nokia Maps foi o primeiro bom GPS de telefone, dentre os grátis, que se teve notícias. E esse aplicativo da foto aí em cima, o MixRadio, é até hoje meu aplicativo favorito para músicas, conhecer novidades no mundo, com a possibilidade do download office de 30 músicas de uma forma incrível, uma única faixa, num formato só deles, para evitar pirataria. As 30 músicas vão diminuindo à razão de uma música por dia, até todas evaporarem 30 dias após o download, evita pirataria e me presentei com 30 músicas novas todos os dias.

Ao que parece, esse aplicativo foi vendido, infelizmente. Mas felizmente, os telefones legados continuarão com o aplicativo, ao menos até os servidores forem redirecionados. Temos cada vez opções, infelizmente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Geração Xerox

RPG - Classe/Raça: Kobold

Resenha: Angus, de Orlando Paes Filho