Tecnologia verde (eu não desisto!)

Minha atual configuração tecnológica consiste em pouco. Apesar de voltar usar o iPhone, depois de toda a pataquada da Apple, a verdade é que quero jogar um futibas contra meus irmãos e a forma mais fácil é FIFA no  AppleTV usando o iPhone como controle remoto. Então, venha iPhone de volta.

Mas o fato é que eu gosto muito de poder dar novo fôlego à velhas tecnologias por 2 motivos: 1) uma coisa à menos poluindo o mundo e 2) me forçar a aprender Linux de vez. Como eu gostaria de mandar bem num terminal, usar e entender o Linux. Não faço segredo, voltei a estudar TI para aprender mais sobre Sistemas Operacionais. Sonhos? Terminar logo TI e fazer uma pós graduação em Sistemas operacionais. Parte dois do sonho, fazer licenciatura, dar aulas na faculdade e reprovar meu filho (isso tem que ser hereditário!). Mas eu tergiverso...

Já falei aqui também sobre um livro que ampliou minha visão de mundo sobre o chamado lixo eletrônicom, o livro chama-se O Livro Verde, de Rogers & Kostigen. Se me permitem listar alguns pontos que acho muito válidos para citar desse livro, referente à tecnologia, esses são os pontos que acho mais legais:

Computadores reformados:
Pense em comprar um computador refomado. Você deixará de produzir 60kg de lixo e economizará 27 mil litro de água e 2.300 kWh de energia associada à fabricação de um aparelho novo. 

Laptop x desktops:
Se você pretende adquirir um novo computador, pense na possibilidade de adquirir um laptop em vez de um computador de mesa. A produção de laptops requer menos material e energia. Alem disso, os laptops consomem bem menos eletricidade (...), até 220kWh/ano.

Palmtops
Você pode economizar energia se comprar um PDA sem funções de não necessite, ou que já tenha um aparelho dedidcado. (...) a energia para mandar um email num PDA daria para enviar 17 por um BlackBerry, o consumo de bateria para 2 minutos de MP3 daria para 12 minutos de música num MP3 comum e eles consomem 3 vezes mais energia para enviar um SMS que um celular comum. 

Imagino que nenhum leitor meu tenha um PDA ainda, eu particularmente tenho uma coleção, mas o ponto é que me chamou a atenção, como um dispositivo pode ser mais "gastão" que outros, e isso me trouxe ao meu ciclo atrás da configuração perfeita de tecnologia.

Um dos motivos de eu utilizar um iPad 1 ainda é sua incrível bateria. Ele é grande, grosseirão se comparado com outros aparelhos, mas sua bateria, é a coisa mais próxima ainda útil, dos velhos Nokias e sua baterias. E ler essa passagem sobre os Palmtops me fez pensar no quanto o velho iOS 5 não é parcialmente responsável por essa super vida do iPad. É muito bonito o iOS7, iOS8, mas precisamos de tantos e tantos recursos em segundo plano e tantos backups individuais em tempo real de cada aplicatvo? 
O iPod Touch com iOS 4 e o iPad 1 com iOS 5 são ainda os melhores em seus campos: ouvir música por horas no iPod, joguinhos velhos, mas ainda bem divertidos (MiniGore, Simpsons Arcade, HeavyMach, StarWars The Force Unleashed, Fruit Ninja, Hellfire - esse eu tenho desde os Palms - e EX Skater).

No iPad 1, ler, escrever, navegar na internet. Tenho mais de 300 livros, revistas e uma bela coleção de filmes. O que mais eu poderi querer?

Para ler a resenha de O Livro Verde: http://lec.blogspot.com.br/2014/03/resenha-o-livro-verde.html

Comentários

Unknown disse…
Manu, li o seu texto Tecnologia verde (eu não desisto!) e se me permitir algumas manifestações...


Computadores reformados não são uma boa ideia, pois não têm garantia ampla, tem vida útil limitada e potencialmente gastam mais energia (componentes antigos usam litografias maiores e que demandam mais energia). Também tem o desgaste dos capacitores que aumenta em 10% e até 20% da energia a mais. Em caso de quebra, as peças são caríssimas por causa do efeito de oferta e procura.

Computadores de mesa são mais baratos que lap tops e contam com maior vida útil pois esquentam menos e sofrem menos danos de manipulação física. Lembre-se que estamos nos trópicos, os lap tops torram fácil.
E para quem gosta de jogos, pior ainda, lap tops para jogos têm preços proibitivos.

A parte do ipad concordei plenamente, parece que esses aparelhos novos se perderam em número de funções sacrificando a bateria e usabilidade. Para quê uma telinha bonita cheia de recursos que apagam o aparelho em 5 minutos.

Postagens mais visitadas deste blog

RPG - Classe/Raça: Kobold

Overthinking Back to the future

Geração Xerox