Qual o preço da cultura?



Milhares de pessoas criticam os gastos e os desmandos da Ministério da Cultura e a lei Rouanet, com milhares de reais gastos à tordo e a direito e sem comprovação de uso. E com o impeachment da presidente Dilma, vimos que uns dos primeiros gestos do novo governo Temer foi tornar o Ministério da Cultura em uma secretaria dentro do MEC, Ministério de Educação e... Cultura.

Então, milhares protestaram contra o fim do Ministério da Cultura e tudo que foi possível produzir à partir de dinheiro que já estaria endereçado a impostos de qualquer forma. Uma elite de artistas globais decidiu protestar justamente contra o golpe e o fim do ministério da cultura, em Cannes, onde a produção do filme Aquarius, vestindo Prada e Armani se uniram no tapete vermelhor, reclamando contra tudo isso e muito mais. A resposta violenta da internet foi "vão protestar na porta do SUS, não em Cannes".


Em meio à tudo isso, e do outro lado do mundo, a Índia causou comoção ao anunciar seu próprio programa espacial, produzindo um foguete por 14 milhões de dólares. Justo um país com tantos pobres, gastou tanto com algo que não pode produzir nenhum retorno de curto prazo para a pobreza e miséria que milhares de seus habitantes enfrentam diariamente.

Milhões criticam a corrida espacial de todos os países na verdade, pois de que vale a busca de vida inteligente fora da Terra, com tantos padecendo aqui na Terra, de que vale buscar água em Marte, se as pessoas morrem de sede na África?


Ironicamente quando todos viram o assunto da semana, o estupro que ocorreu no Rio de Janeiro e em Piauí, onde mulheres foram violadas repetidas vezes, além das críticas à nossa cultura machista (que é), la estavam reclamações sobre a falta de educação e valores que nosso país vive. Educação e cultura que estão presentes em ler um livro, ver um filme.

Quantos de nós criticamos a corrupção que o Brasil vive, e já não demos uma caixinha para um guarda? Furamos uma fila... E quantos dos que criticam os gastos do governo com outras áreas além da ajuda a redução das diferenças sociais fazem algo efetivo para ajudar a diminuir esse quadro? Quantos de nós criticam a lei Rouanet mas reclamam quando saem do cinema, "como pode ser que o Brasil não produza um único filme bom?".

O fato é que não podemos viver sem nenhuma das ciências, pois nós, seres humanos não somos produzidos em moldes ou em séries, e a cada um de nós nos cabe um conjunto específico de habilidades únicas, (I tap dance), mas aparentemente, julgar todos são muito bons.

É fácil discutir com a artista que disse que ela não tem culpa de trabalhar no que gosta, enquanto quem trabalha no que não gosta vê o dinheiro que ela ganhar como "mordomias", mas quantos já tentaram ganhar dinheiro com arte nesse país para ver que não é fácil? Arte é uma das formas mais apreciada e menos valorizadas de emprego. Você alugaria uma casa para:

- Cantor de churrascaria?
- Ator de teatro desconhecido?
- Desenhista freelancer?
- Modelador de artes plásticos?
- Pintor? Dançarino? Artista performático?

Eu tenho 5 livros publicados, e uma arredação mensal de 20 reais por mês. Poderia viver disso? Dificilmente. Mas não reclamo, ao contrário, estou escrevendo o sexto, não escrevo para o hoje, escrevo para o amanhã, um dia alguém acha esses livros por aí, físicos, poupados de algum grande pulso eletromagnético que destruiu um universo eletrônico sem igual.


Dos gastos da imagem acima, qual é o verdadeiro desperdício? Se me perguntarem, é o filme do quarteto fantástico...

Mas quanto vale a educação e a cultura? Só para conhecimento de todos, o criticado programa espacial da Índia custou menos que o casamento da Kim Kardashian, ou ainda mais, custou menos ir ao espaço de verdade, que a produção do filme Gravity custou. Mas o filme, o filme inspirou milhões a buscar as estrelas. Então, qual é o mais importante? A verdade é que todas as verdades são importantes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RPG - Classe/Raça: Kobold

Geração Xerox

Overthinking Back to the future